A vitamina D é muito importante para a saúde de todas as pessoas e se for consumida em doses altas no período de gestação, as crianças tendem a ter dentes mais saudáveis. A alimentação feminina durante o período de gravidez precisa ser completa para a formação saudável do bebé.
Pesquisa afirma que vitamina D na gestação melhora a saúde dentária das crianças
Uma pesquisa publicada no jornal JAMA Pediatrics refere que altas doses de vitamina D ingeridas pela gestante podem fazer com que a criança tenha menos problemas nos dentes. Para chegar a essa conclusão, os cientistas fizeram um estudo detalhado.
Os pesquisadores dividiram 623 mulheres grávidas em dois grupos. Elas estavam a partir da 24ª (vigésima quarta) semana de gestação. Um dos grupos consumiu duas doses de vitamina D diariamente, uma delas com 10 mcg e a outra com 60 mcg. O segundo grupo foi medicado somente com uma dose de 10 mcg e um placebo.
Passaram-se 6 anos e as crianças, filhas das mulheres que participaram do estudo, fizeram exames com dentistas, sendo que esses profissionais não sabiam que as mães tinham passado por uma pesquisa quando estavam grávidas.
Os pesquisadores descobriram que 47% dos filhos das mulheres que ingeriram doses altas de vitamina tinham menos defeitos no esmalte dos dentes permanentes, se comparados às crianças do outro grupo.
Apesar de a pesquisa não estar associada ao desenvolvimento de cáries, os cientistas afirmam que é mais difícil que as crianças sofram com as cáries no futuro, já que os defeitos no esmalte dos dentes fazem parte dos efeitos da contaminação por bactérias. Hans Bisgaard, professor de pediatria da Universidade de Copenhague e um dos cientistas que realizou o estudo, disse que quando as crianças tiverem 10 anos eles verão muito menos cáries nos filhos das mulheres que receberam grandes doses dessa vitamina.
Alimentos Ricos em Vitamin D
Fígado – O fígado é um alimento rico não só em ferro mas também em vitamina D. Consuma este alimento, pelo menos, duas vezes por semana.
Queijos – Uma fatia de queijo contém muita vitamina dessa. Porém, por ser um alimento calórico, o indicado é consumí-lo com moderação.
Gema de ovo – Uma gema grande de ovo possui muito quantidade da vitamina em questão. Além disso, os ovos são ótimas fontes de proteínas. Embora os ovos estejam relacionados com o aumento de colesterol, não estão ligados ao risco de problemas do coração.
Sardinha – Um alimento enlatado que pode contribuir para aumentar o nível desta vitamina no organismo é a sardinha. Duas latas deste alimento consistem em 13% da quantidade da vitamina recomendada diariamente.
Atum – Este peixe é rico em nutrientes, incluindo a vitamina D. O atum deve ser consumido, no mínimo, duas vezes por semana.
Salmão – Outro peixe muito saudável que também oferece altas doses desta vitamina. Por exemplo se ingerir 100 g oferece uma quantidade maior dessa vitamina do que precisa por dia.
A principal fonte de produção dessa vitamina é a luz solar, por isso, procure apanhar um pouco de sol todos os dias, assim ficará mais saudável.