Vestir-se apropriadamente para uma Entrevista de Trabalho

Todos, sobretudo nós mulheres, somos avaliados (leia-se catalogados) pela imagem que transmitimos. Diz-me a experiência que as primeiras impressões nem sempre correspondem à realidade, no entanto elas são determinantes em inúmeras situações da nossa vida, nomeadamente na entrevista de trabalho.

Saber o que vestir para uma entrevista de emprego pode aumentar significativa as suas probabilidades de ser a escolhida para o cargo pelos entrevistadores, todavia a realidade é que esta tarefa nem sempre é tão fácil como aparenta.

Quando uma determinada empresa/empregador inicia um processo de recrutamento cria, ainda que de forma indirecta e abstracta, um perfil ideal, sendo o “segredo” para ser escolhido para o lugar, tentar ao máximo enquadrar-se nesse perfil.

Adaptar a sua forma de vestir ao tipo de emprego

Importa ter presente que nem todas as empresas procuram o mesmo perfil, deste modo o empregador Y pode procurar um trabalhador com uma determinada forma de vestir, por exemplo formal, e a empresa X não apresentar grandes limitações quanto ao vestuário, incentivando até os seus trabalhadores a vestirem-se de forma descontraída.

Adaptar a sua forma de vestir ao tipo de emprego ao qual se candidata, bem como à própria entrevista, poder ser um bom contributo para as suas pretensões, ser contratado.

A título de exemplo, um conceituado escritório de advogados do Porto, irá procurar para além de todas as competências curriculares um trabalhador que use fato, já uma renomeada agência de publicidade procurará colaboradores mais descontraídos na forma de vestir. Na minha opinião o segredo está em não parecer demasiado informal, nem demasiado formal.

Entrevista-trabalho

Descobrir o que o empregador procura

Uma vez que vestir-se apropriadamente pode ser algo abstracto e diferente consoante o tipo de personalidade do empregador e o tipo de trabalho deixamos algumas dicas para que descubra o que poderá o perfil que entrevistador procura.

Contacte a empresa antes da entrevista de trabalho

Poderá sempre contactar a empresa antes da entrevista, devendo explicar que tem uma entrevista e quer saber o que vestir, sob pena de se apresentar com um indumentária pouco adequada.

Obviamente isto dependerá da empresa, uma vez que contactando empresas mais pequenas poderá estar a falar directamente com o entrevistar o que não é benéfico para si, uma vez que transmitirá uma ideia de insegurança. Assim, deverá contactar a empresa caso esta tenha uma certa dimensão, na eventualidade de se tratar de uma micro ou pequena empresa desaconselhamos.

Conheça o ambiente de trabalho da empresa

Outro aspecto que o poderá ajudar a descobrir é conhecer o ambiente de trabalho da empresa à qual se esta a candidatar, isto passa por conhecer os seus trabalhadores, e a maneira como estes se vestem num normal dia de trabalho.

Naturalmente será muito pouco provável que entre na empresa antes da entrevista de trabalho, assim recomendamos que observe a forma como as pessoas entrem e saem do local onde a empresa esta instalada.

Os aspectos estéticos propriamente ditos

Relativamente ao vestuário deixamos alguma dicas que a poderão ajudar a conseguir o emprego ao qual se candidata:

  • Desaconselhamos o uso de acessórios muito exuberantes, como brincos e pulseiras;
  • A roupa não deverá ser toda da mesma cor, todavia não exagere nas cores, devendo pautar a sua escolha por cores discretas e adequadas;
  • A escolha do perfume, bem como o desodorizante devem ser tidas em consideração;
  • Recomendamos que se maquilhagem para a entrevista de trabalho, no entanto nunca em exagero, devendo realçar a sua beleza natural;
  • O penteado, aspecto muitas vezes negligenciado, deverá ser escolhido em conformidade com a própria roupa, de nada lhe valerá ter uma roupa muito bonita quando o penteado não condiz;
  • A questão do decote é algo complexa, uns dizem para não se usar, todavia julgamos que é algo inerente a qualquer mulher, no entanto em circunstância alguma o decote deverá ser demasiado pronunciado;
  • Piercings e tatuagens devem ser escondidos, sobretudo em cargos de maior responsabilidade.

A título de conclusão, deverá ter a noção que a importância da imagem que transmite pode ser um factor determinante para ser escolhida para o lugar ao qual se candidata.

0 0 vote
Article Rating
Mulher entre muitas outras! --
Subscribe
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x