Póvoa de Lanhoso está inserida em pleno coração do Minho, fica enquadrada pelas serras de S. Mamede e Carvalho e pela margem do rio Cávado e do rio Ave.
Inúmeras maravilhas realçam suas belezas naturais e vestígios, que comprovam a existência, nesta localidade de várias civilizações antigas, desde o povo celta ao povo romano.
Possuidora de imensos edifícios que exibem uma arquitetura românica e gótica, possuidora de paisagens e percursos pedestres magníficos, Póvoa de Lanhoso permite a quem a visita recordar um pouco da história de Portugal, ao mesmo tempo que aprofunda os seus conhecimentos a nível cultural, religioso e de questões relacionadas com a natureza.
O que visitar?
Numa visita a Póvoa de Lanhoso é de destacar alguns monumentos de visita imperdível como por exemplo o Castelo de Lanhoso, localizado no alto do Monte do Pilar, é um dos maiores símbolos, desta pequena vila do distrito de Braga.
O museu do Castelo de Lanhoso assim como o Museu do ouro são outra das realidades que vale a pena conhecer. O Castro de Lanhoso é um povoado com vestígios da ocupação humana da época do bronze até à romanização.
O edifício do Hospital António Lopes, construído no início do Séc. XX, onde sobressaem não só as pinturas do teto, mas também o revestimento das paredes interiores com painéis de azulejo alusivos ao quotidiano Povoense, e o Theatro-club de estilo neoclássico tardio, com o seu teto pintado com quadros sobre a arte de representar.
O Santuário de Nossa Senhora do Pilar, construído com pedra das muralhas do Castelo e que contém uma Via Sacra organizada em cinco capelas com esculturas em madeira.
O Santuário de Nossa Senhora Do Porto de Ave, de estilo barroco, contém uma igreja.
Uma Via Sacra com capelas que retratam a Vida da Virgem Maria e o Museu de Arte Sacra.
Póvoa de Lanhoso, contém três Praias Fluviais, a de Oliveira, da Rola e de Verim, em que a última tem bandeira de acessibilidade para todos.
O que comer?
Póvoa da Lanhoso, conservou alguns dos pratos mais típicos, que ainda hoje mantêm viva a tradição na maioria dos restaurantes locais. Entre os mais conhecidos salientam-se, por exemplo, o “Cabrito à S. José”, o “Bacalhau assado na brasa com batatas a murro” e ainda os “Bifes à Romaria”.
Claro que para acompanhar estes belíssimos pratos, não podemos descorar o potencial do vinho verde branco e tinto, cultivados de forma tradicional, que lhe conferem um aroma mas também um sabor muito especial.
Entre os vários doces típicos regionais, destacam-se o pão-de-ló, as cavacas, os charutos, assim como as rosquilhas.
Onde dormir?
Em Póvoa de Lanhoso, pode ficar alojado num hotel, numa pousada ou numa casa da cultura. Todos eles detentores de excelentes condições de alojamento, a fim de lhe permitir umas férias fantásticas.
Seguem abaixo, por exemplo, algumas sugestões para o alojamento nos seus dias de férias.
O hotel rural Maria da Fonte, o hotel rural Vila Joaquina, a Casa de Alfena, a Casa do Bobeiro, a Casa da Capela, a Casa do Casal de S. João, a Casa das Eiras, a Casa Moinho da Porta, a Casa Oceane, a Casa do Outeiro, a Casa de Requeixo, a Casa de S. Vicente, a Quinta de Caldeses e a Quinta da Lagarta, são algumas das melhores opções.