Como sabemos o Cancro da Mama é um cancro que afecta muitas mulheres hoje em dia e corresponde a segunda causa de morte por cancro na mulher, sendo fatal em 87% dos casos. Infelizmente são doenças que não podemos evitar, pois aparecem sem darmos conta, contudo devemos ter vários cuidados.
Muitas vezes o cancro não mostra quaisquer sintomas ou sinais e por isso é fundamental conhecer bem o nosso corpo e caso notar algo estranho deve recorrer imediatamente ao médico.
De seguida, apresentamos-vos alguns dos sintomas que o cancro da mama pode provocar como:
- Perda de peso não justificada, isto é, caso os nossos hábitos alimentares se mantenham assim como a actividade física que realizamos e mesmo assim estamos a perder bastante peso pode ser um dos sintomas;
- Modificação da cor ou até mesmo da dimensão de algum sinal que tenha;
- Nódulos ou rigidez persistente na mama ou noutra parte do corpo;
- Alterações da forma do seio;
- Mama mais dura que o normal;
- Vermelhidão ou ardor na mama;
- Saída de um líquido desconhecido pelo mamilo;
- Nódulo ou pequeno caroço interno, palpável e dolorido.
O cancro da Mama quando descoberto precocemente pode gerar maiores hipótese de cura.
Existem factores de risco que podem causar cancro da mama como:
- A Idade, a maior parte dos cancros ocorre em pessoas com mais de 60 anos, portanto devemos ter uma especial atenção nesta idade. No entanto o cancro pode aparecer em qualquer idade.
- A falta de actividade física é outro factor, pois as mulheres que nunca fizeram grande exercício físico durante a sua vida, podem ter um maior risco de aparecimento do cancro da mama.
- A grande ingestão gestão de bebidas alcoólicas, pode também causar o cancro da mama.
- A Radioterapia ao peito e seios em mulheres com menos de 30 anos, pode apresentar um risco elevado para contrair cancro da mama.
- A História familiar pode aumentar o risco da mulher vir a contrair cancro da mama, isto é, caso a sua mãe, avós ou irmãs tenham tido cancro em fase jovem pode ser prejudicial, por isso deve ser acompanhada por um médico.
- Devemos evitar qualquer traumatismo na zona mamária, pois é um tecido muito sensível e fino.
Deve realizar anualmente uma observação clínica com anamnese, fazendo uma inspecção e também uma apalpação mamaria.
Muitas mulheres deveriam fazer o auto-exame da mama, contudo muitas não o sabem fazer correctamente. Por isso deixamos a dica pode fazer este auto-exame no Duche por exemplo, devendo levantar o braço esquerdo e com as pontas dos dedos centrais da mão direita pressione suave, mas firmemente o peito esquerdo. Formando círculos à volta do peito, comece no ponto mais distante do mamilo e repita até chegar ao mamilo. Na mesma posição e exercendo um pouco mais de pressão, palpe a axila esquerda para se certificar que não tem nenhum caroço. Repita esta operação no peito direito, invertendo as posições.
Deve fazer este auto-exame da mama REGULARMENTE !