O implante dentário, atualmente, é a solução ideal para pessoas que perderam um ou mais dentes, devido a doença, lesões, entre outras razões, e que procuram uma forma de colmatar essa ausência, sem recorrer a uma prótese removível e, em simultâneo, que lhes proporcione uma imagem totalmente natural.
A imagem de uma pessoa é indubitavelmente muito importante, quer em termos pessoais, quer em termos profissionais, e, nesse sentido, a mesma não pode estar dissociada de um bonito sorriso, pelo que o implante dentário é definitivamente uma opção a considerar.
O que é um implante dentário?
Os implantes dentários são parafusos de titânio que são colocados, através de um procedimento cirúrgico no osso maxilar, abaixo da gengiva, de forma a substituir as raízes naturais dos dentes.
Após colocado, o implante permite que o seu dentista coloque e anexe uma coroa no parafuso, para assim substituir o próprio dente, cuja aparência é perfeitamente normal e, por isso, não pode ser detetado por qualquer outra pessoa.
Como é que um implante dentário funciona?
Os implantes dentários fundem-se com o seu osso maxilar (num processo designado de osseointegração) e permitem facultar um suporte estável para os dentes artificiais.
Ao contrário das próteses dentárias removíveis, o implante não permite que os dentes deslizem na sua boca, o que é muito importante quando um indivíduo se alimenta ou fala.
Além disso, permite, como veiculamos acima, proporcionar uma aparência natural, ao inverso do que sucede com as dentaduras ou próteses convencionais.
Vejamos abaixo outros benefícios associados aos implantes dentários:
- Facilita o discurso do paciente
- Faculta uma aparência natural
- Melhora a estética dentária
- Não interfere com os dentes naturais circundantes
- É uma solução duradoura
Para colocar implantes, você necessita de ter gengivas saudáveis, bem como osso adequado no maxilar para suportar o implante.
Além disso, o paciente terá de ter a capacidade de manter estas estruturas saudáveis.
Nessa ótica, uma higiene oral cuidada e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo termo do implante.
É uma solução dispendiosa, mais cara do que as dentaduras e próteses removíveis, mas têm muitos mais benefícios.
Quais são os tipos de implantes dentários?
Existem essencialmente dois tipos de implantes dentários, nomeadamente:
Implante endosteal – o mais comum, sendo que o parafuso é implantado diretamente no osso do maxilar.
Após o tecido circundante se ter regenerado, é realizado um procedimento cirúrgico adicional, de forma a colocar o pino no implante inicial.
Depois, por fim, um dente artificial, designado de coroa, é colocado no pino.
Implante subperiosteal – consiste numa estrutura de metal que é colocada no maxilar, mesmo abaixo da gengiva.
Após a gengiva sarar, a estrutura fica fixada no maxilar.
Os parafusos, que são colocados na estrutura, projetam-se através da gengiva.
Como acontece no tipo endosteal, somente após este passo é que a coroa é colocada na estrutura correspondente.
Como já deverá ter constatado, o implante dentário permite não só que volte a ter um maxilar preenchido, mas também permite que recupere a beleza do seu sorriso e, deste modo, fomentar a sua auto-confiança.