Natal alegre e em família

O Natal é uma época tradicionalmente para ser vivida em família e com o aproximar da data, cada vez mais vamos entrando no espírito natalício. As cores do Natal, as luzes nas ruas, a decoração nas lojas e nas casas, as compras dos presentes… São vários os elementos que vão surgindo à nossa volta e que nos lembram que o Natal está quase, quase a chegar.

Esta é uma época para estar em máxima harmonia, consigo e com os outros independentemente das diferenças que existem entre todos. Não se trata apenas de ignorar as dificuldades e fingir que tudo é perfeito; apenas é um momento que nos relembra a importância da união familiar e onde conceitos como paciência, tolerância e respeito estão mais marcantes. Claro que tudo isto se deveria alargar por todo o ano, mas essa é uma outra questão – que até poderá tornar-se a sua resolução de Ano Novo.

Viver o Natal em família é sem dúvida interessante: cada família tem as suas tradições ou rituais natalícios mas à medida que a família cresce e se expande, por vezes é necessário rever e ajustar alguns desses costumes. Porém, é muito importante manter certas tradições pois são elas que dão verdadeiro sentido ao seu Natal sejam elas decorar a árvore juntos, preparar os doces e petiscos, cantarolar músicas da Natal ou simplesmente tirar uma fotografia todos juntos.

Natal-alegre-e-em-família

Momentos tradicionais e familiares

Se neste Natal receber a família em sua casa, terá que dedicar previamente algum tempo na preparação da mesma. Decorar o espaço a rigor, com a árvore de Natal, o presépio e uma bonita mesa pronta para as iguarias natalícias são as melhores boas-vindas. Não se esqueça que colocar a coroa de Natal na porta e espalhar o espírito natalício pela casa toda – com velas, estrelas, anjinhos, pinhas, azevinho, etc. também faz parte da tradição.

No entanto, não podemos negar que para várias famílias, uma das principais tradições é mesmo a troca de presentes. E sem cair exageradamente no consumismo, a troca de presentes pretende simplesmente mostrar o amor e afecto que sentimos pelos nossos familiares e amigos, sendo por isso normal. Muitas vezes os presentes são uma espécie de agradecimento pela presença destas pessoas durante o ano inteiro. Assim, a troca de presentes é importante, mas não deve ser o único momento de alegria e emoção passado em família.

Desta forma, pode pensar em formas de comemorar o Natal em família com diversão e originalidade, sem nunca perder o verdadeiro espírito natalício Lembre-se que muitas vezes esta é a única altura do ano em que se reúne toda a família, por isso aproveite para passar tempo de qualidade com os seus e não se aborreça! A ideia é proporcionar muita alegria e emoção, para não se limitarem a ficar o tempo todo no sofá a ver os clássicos da época na televisão, rodeados de iguarias natalícias.

Sugestões para agitar o seu Natal em família

Sugerimos então alguns jogos e brincadeiras que podem ser feitas por toda a família – desde os mais pequenos aos mais crescidos. Pois isso, recorra à sua imaginação e desfrute destes momentos familiares.

Sorteio do presente surpresa

Independentemente da troca de prendas tradicional entre a família, o dono da casa compra ou faz um presente especial – que deve ser adequado a qualquer membro da família. Esse presente surpresa é sorteado através de um papelinho com nome do vencedor.

O último vencedor

Cada um leva um chocolate e uma moeda de 2€, por exemplo (o valor deverá ser acordado entre a família, sendo que é apenas algo simbólico) – havendo assim dois conjuntos à vista: um de chocolate e outro de dinheiro. Escreve-se o nome de cada um num papel e coloca-se numa caixa; vai-se retirando um nome de cada vez e a pessoa terá de escolher entre o chocolate ou o dinheiro. O verdadeiro vencedor é a última pessoa, que ganha todo o chocolate e dinheiro que não foram escolhidos!

Caixinha de tarefas

Prepare previamente uma pequena caixa com vários papéis, cada um com uma tarefa – exemplos: “cantar uma música de Natal”, “vestir de duende”, etc. Depois coloque uma música e faça circular a caixa de mão em mão; quando a música parar, aquele que estiver com a caixa terá que retirar um papel e executar a tarefa.

Quiz de Natal

Faça uns cartões com perguntas interessantes sobre o Natal – exemplo: “qual a origem da Árvore de Natal?” Alguém fica responsável por fazer as perguntas e o resto terá que tentar responder. Também poderá dividir o grupo em duas equipas e verem qual das duas equipa acerta mais e ganha o quiz.

Passar o Natal em família não deverá ser encarado como uma obrigação, mas sim como um grande prazer. Mas se para si o Natal em família não fizer muito sentido, tem outras opções – tal como passar um natal a dois, também com muito amor e alegria.

0 0 votes
Article Rating
Mulher entre muitas outras! --
Subscribe
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido !!
0
Would love your thoughts, please comment.x