Dicas para Limpeza de Pele com Acne

A acne é um problema que, por vezes, exige que recorramos a diferentes estratégias no sentido de debelarmos a mesma, sendo que a limpeza de pele com acne é certamente uma delas.

A lavagem da face parece algo de muito simples, mas é normal ter questões sobre a limpeza de pele com acne, especialmente se você tiver propensão para surtos de espinhas. Vejamos abaixo algumas questões comuns sobre a limpeza de pele com acne.

Dicas para a limpeza de pele com acne

Que tipo de produto de limpeza deve usar?

A escolha do produto adequado para si está dependente de uma série de fatores, como o tipo de acne que você tem. Contudo, geralmente, o produto de limpeza a escolher deve ser um suave, que não deixe a sua pele seca, vermelha ou irritada. Pode sempre consultar o seu dermatologista, para que este lhe possa recomendar algum. Veja aqui que tipos de produtos para acne tem ao seu dispor.

Deve usar sabonetes para a limpeza de pele com acne?

Alguns tipos de sabonetes são adequados para limpar uma face com espinhas. Dois exemplos são os sabonetes da Dove e Neutrogena, que são suaves mas apropriados para limpar a sua face. O que deve evitar, no entanto, são sabonetes anti-bacterianos que, apesar de funcionarem bem em áreas mais difíceis como os pés ou costas, podem secar demasiado a pele da face.

Além disso, deve ter em atenção o pH do sabonete. Produtos com um nível muito alto de pH (muito alcalinos) irão secar demasiado a pele e irritar a mesma. Geralmente, deve escolher um produto de limpeza com uma fórmula específica para usar na face. Este tipo de produtos são mais suaves do que um sabonete comum.

Que temperatura de água deve utilizar?

Água morna é a melhor temperatura para efectuar uma limpeza à pele. Muitas pessoas alegam que a água bem quente é ideal para abrir os poros e a água fria é boa para fechar os mesmos. Contudo, isso não é necessariamente verdade, pois os poros não são como portas para fechar e abrir e não mudam de tamanho com água.

Se você tem os poros dilatados, tente um produto ácido alfa hidroxi, o qual pode remover as células mortas da pele e fazer com que os poros pareçam mais pequenos. Peelings químicos leves, microdermoabrasão, e retinóides também pode fazer os poros parecem menores.

Quantas vezes devo limpar a pele?

Limpar muitas vezes a pele não irá ajudar a mesma. A pele necessita de algum óleo natural para ser saudável (sim, um pouco de óleo é algo de bom). Contudo, limpar demasiado a pele pode levar a uma pele seca e irritada.

Geralmente, limpar a pele duas vezes por dia é suficiente, para remover a sujidade, excesso de óleo e maquilhagem sem, deste modo, secar a pele e mantendo-a limpa e saudável. Se fizer algum exercício, suar ou estiver com a pele suja, pode acrescentar mais uma lavagem.

Certifique-se que lava sempre a sua face antes de ir para a cama à noite, para limpar qualquer sujidade e excesso de óleo e preparar, ao mesmo tempo, a sua pele para aplicar qualquer medicamento tópico para a acne.

0 0 vote
Article Rating
Mulher entre muitas outras! --
Subscribe
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x