Como preservar boas amizades

Não são apenas as relações amorosas que preenchem a nossa vida de alegria e nos deixam felizes as relações de amizade também contribuem muito para uma vida pessoal equilibrada e saudável. Mas boas amizades – aquelas verdadeiras, puras e duradouras – não existem em grandes quantidades e por vezes até se tornam raras. Por isso mesmo é essencial saber como as preservar.

Ao longo da vida vamos conhecendo várias pessoas, com as quais sentimos mais ou menos empatia e com quem construímos laços de amizade mais ou menos fortes. E enquanto algumas dessas pessoas facilmente desaparecem, outras vão permanecendo e ganham um lugar de destaque mesmo que não convivamos com elas tanto como gostaríamos. Assim, independentemente da sua fase de vida neste momento, continua a haver uma ligação forte com essa pessoa e não quer perdê-la por nada.

Uma boa amizade é de facto uma base sólida para qualquer pessoa. Dá-nos força, segurança e apoio para lidar com as dificuldades e também nos proporciona afeto, entusiasmo e diversão. E faz falta a qualquer mulher aqueles momentos únicos tipicamente vividos com as amigas: opinar sobre banalidades, partilhar alegrias e tristezas, pedir conselhos, conversar, debater, discutir… Tudo isto proporciona momentos de descontração e socialização que facilitam e aliviam o dia a dia da mulher.

 

amizades

As dificuldades de manter o contacto

Mas manter uma boa amizade nem sempre é um processo natural e é necessário algum esforço e dedicação da nossa parte para isso acontecer.

Com o crescimento e as mudanças que a vida nos traz, é bastante normal haver um maior distanciamento entre as pessoas, ainda que não seja uma situação desejada ou propositada. A mulher, por exemplo, passa por diversas fases que a podem fazer desligar mais dos seus amigos e conectar-se com a família. A ideia de construir uma família com a pessoa que ama ganha um impacto muito grande e torna-se prioridade a mulher pensa em começar uma vida a dois, depois toma a decisão de ter filhos, etc.

Isto não quer dizer que os amigos fiquem sempre para trás, mas por vezes é o que acontece. Com o ritmo acelerado em que a mulher vive, onde tanta coisa exige a sua atenção e o tempo escassa, nem sempre é fácil pôr em prática o desejo de se manter mais próxima daquelas amigas especiais.

Mas vale mesmo a pena o esforço extra. E lembre-se: se são pessoas importantes para si, conseguirá arranjar algum tempo para lhes dar mais atenção e conseguir preservar boas amizades.

Como continuar a ter boas amizades

Para manter boas amizades, tem de se apresentar também como um bom amigo. Conversar, mostrar interesse, saber ouvir, ajudar e valorizar a outra pessoa são ações necessárias e que fazem toda a diferença numa amizade.

Foque-se em ouvir o que o outro diz. Não se trata apenas de falar sobre si e esperar compreensão do outro lado aliás esse é um erro comum capaz de destruir muitas amizades. Tão importante como expressar a sua opinião é saber ouvir primeiro a outra pessoa.

Boas amizades baseiam-se na verdade e honestidade. Pois isso, depois de ouvir, fale com sinceridade. Qualquer pessoa gosta de saber que pode confiar num bom amigo e que este lhe dirá a verdade e não apenas algo para lhe agradar. Mas atenção, tudo isto exige uma dose de cuidado e educação deve evitar ao máximo dizer o que pensa de forma cruel, pois poderá magoar a outra pessoa.

Grandes amigos partilham momentos de lazer e descontração. Seja ir passear, ver um filme, ir a um concentro, sair à noite, ir às compras ou ficar simplesmente a conversar. Também é importante fazer rir a outra pessoa, tentar ajudá-la a esquecer as suas tristezas e ver o lado bom da vida!

No final, não há regras impostas para a amizade, cada pessoa cria as suas próprias regras consoante aquilo que aprecia e necessita neste tipo de relação. Mas qualquer amizade pressupõe disponibilidade, tempo e dedicação, especialmente para durar vários anos.

0 0 votes
Article Rating
Mulher entre muitas outras! --
Subscribe
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x