Acne durante a Gravidez – Parte 1

Não há momento mais bonito na vida de uma mulher do que o período da gravidez. Durante quarenta semanas, o corpo da mulher passa por diversas alterações, à medida que uma nova vida cresce no seu interior.

Mas uma gravidez não é feita apenas de coisas boas.

É comum surgirem certos sintomas desagradáveis, entre os quais o enjoo, as dores nos seios, o aumento do pêlo e o aparecimento de acne.

Nesta série de artigos falaremos sobre algumas dúvidas que as mulheres costumam ter, relativamente à acne durante a gravidez.

É Comum a Mulher Grávida Ser Mais Propensa ao Aparecimento de Acne?

A gravidez pode provocar acne ou piorar os casos de acne adulta já existentes. Apesar disso, existem casos em que ocorre o contrário, ou seja, existem mulheres cuja pele é propensa ao aparecimento de acne e que deixam de ter esse problema durante a gravidez.

A subida dos níveis das hormonas conhecidas como andrógenos é, pelo menos parcialmente, responsável pelo desenvolvimento de acne na gravidez, já que estas hormonas podem levar as glândulas sebáceas da sua pele a ficarem maiores, aumentando assim a produção de uma substância oleosa chamada sebo.

Este sebo extra, combinado com as células da pele que alinham os seus folículos pilosos, acabam por criar um ambiente no qual as bactérias podem multiplicar-se rapidamente.

Tudo isto pode, eventualmente, resultar em inflamação e erupções cutâneas de acne.

A acne durante a gravidez pode ser leve, moderada, ou até mesmo grave, podendo ocorrer em qualquer momento durante a gravidez.

Ela pode aparecer e tornar a desaparecer uma vez, várias vezes,ou até pode durar toda a gravidez.

Assim, surgem algumas perguntas que precisam ser respondidas.

Por exemplo, será que se pode fazer algo com o objetivo de se combater a acne durante a gravidez?

Será que os métodos de prevenção da acne também dão bons resultados durante a gravidez?

Existe algum medicamento que pode ser tomado por mulheres grávidas para combater a acne, ou será que não é aconselhável tomar nenhum medicamento?

Além do problema estético, existem outros riscos de saúde associados à acne durante a gravidez, quer para a mãe, quer para o bebé?

Será que os medicamentos à base de Isotretinoína geralmente prescritos pelos médicos para mulheres não grávidas podem ser tomados durante a gravidez?

É natural que a mulher, geralmente preocupada com o seu aspeto físico, coloque estas e outras perguntas.

Por conseguinte, convidámo-la a ler os próximos artigos desta série que responderão a estas mesmas perguntas.

0 0 vote
Article Rating
Mulher entre muitas outras! --
Subscribe
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x