Um dos temas mais abordados que tem mudado nos últimos tempos é a presença da mulher na sociedade, na política e qual o seu papel.
Ao longo do tempo, muitas das limitações que haviam sido criadas por estigmas sociais acabaram por ser eliminadas. A mulher desempenha agora um papel fundamental na sociedade, uma sociedade já muito mais aberta à igualdade de sexo e à independência de cada indivíduo.
Um dos campos onde a mulher mais se tem revelado como uma peça importante é no mundo da política.
Se nos antigos tempos da monarquia e nos primeiros tempos dos regimes democráticos as mulheres ficavam fora do círculo politico, hoje em dia o seu papel neste contexto é cada vez mais significativo e importante.
O primeiro passo foi o reconhecimento do direito ao voto, e a partir daí tornou-se possível o exercício de cargos públicos elegíveis e não elegíveis.
A ideologia de superioridade do género oposto tem sido combatida neste mundo e, hoje em dia, felizmente é possível observar discussões no parlamento entre homens e mulheres de uma forma isenta, igual, e sem recorrer a argumentos relativos ao sexo de cada um.
Existem mulheres famosas e com bastante poder na política a nível mundial neste momento. Angela Merkel, chanceler da Alemanha, é um dos mais fortes exemplos, e que tem sido um exemplo inspirador.
Independentemente das opções políticas que sejam tomadas por cada mulher, a verdade é que hoje esta pode ser uma protagonista na vida politica activa.
Mais se acrescenta que têm sido conduzidos estudos nas áreas da psicologia humana e da avaliação do funcionamento das sociedades, que têm trazido conclusões interessantes e elogiosas à cerca das capacidades associativas e de gestão da mulher.