A Mulher na Política

Um dos temas mais abordados que tem mudado nos últimos tempos é a presença da mulher na sociedade, na política e qual o seu papel.

Ao longo do tempo, muitas das limitações que haviam sido criadas por estigmas sociais acabaram por ser eliminadas.  A mulher desempenha agora um papel fundamental na sociedade, uma sociedade já muito mais aberta à igualdade de sexo e à independência de cada indivíduo.

Um dos campos onde a mulher mais se tem revelado como uma peça importante é no mundo da política.

Se nos antigos tempos da monarquia e nos primeiros tempos dos regimes democráticos as mulheres ficavam fora do círculo politico, hoje em dia o seu papel neste contexto é cada vez mais significativo e importante.

O primeiro passo foi o reconhecimento do direito ao voto, e a partir daí  tornou-se possível o exercício de cargos públicos elegíveis e não elegíveis.

A ideologia de superioridade do género oposto tem sido combatida neste mundo e, hoje em dia, felizmente é possível observar discussões no parlamento entre homens e mulheres de uma forma isenta, igual, e sem recorrer a argumentos relativos ao sexo de cada um.

Existem mulheres famosas e com bastante poder na política a nível mundial neste momento. Angela Merkel, chanceler da Alemanha, é um dos mais fortes exemplos, e que tem sido um exemplo inspirador.

Independentemente das opções políticas que sejam tomadas por cada mulher, a verdade é que hoje esta pode ser uma protagonista na vida politica activa.

Mais se acrescenta que têm sido conduzidos estudos nas áreas da psicologia humana e da avaliação do funcionamento das sociedades, que têm trazido conclusões interessantes e elogiosas à cerca das capacidades associativas e de gestão da mulher.

0 0 vote
Article Rating
Mulher entre muitas outras! --
Subscribe
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x