No pós-parto todas as mulheres passam por um período psicológico muito frágil, onde a alegria de ter o filho nos braços se pode confundir com uma enorme tristeza e irritabilidade originando uma depressão pós-parto.
Por norma todas as novas mães na primeira semana sentem uma enorme apatia, cansaço e fragilidade contudo não se preocupe é normalíssimo que isso aconteça pois os últimos tempos de gravidez são muito complicados para as mulheres, sendo um tempo de extremo nervosismo e ansiedade, logo o corpo quando lhe é possível tende a relaxar e a nova mãe acaba por se sentir mais apática.
Contudo o facto de se sentir assim não quer dizer que está com uma depressão pós-parto, esta depressão manifesta-se ao final de uma semana após o parto.
O que é a depressão pós-parto?
A depressão pós-parto é algo que pode tornar a mulher incapaz de realizar as simples tarefas diárias, tornando-a vulnerável, angustiada, apática.
Os sintomas da depressão pós-parto podem aparecer apenas algumas semanas depois do parto, podendo ser algo leve ou evoluindo para algo mais grave, afetando assim muitíssimo a própria e os que a rodeiam.
Sintomas
Esta depressão pode ter inúmeros sintomas, sendo que é muito importante para os familiares estarem atentos a estes, de forma a ajudar a mulher, caso esta entre neste estado de saúde mental.
- Baixa autoestima;
- Crises de choro constantes;
- Afastamento de amigos e /ou das pessoas em geral;
- Tristeza, apatia, cansaço extremo;
- Problemas de sono;
- Perda ou aumento de apetite,
- Desinteresse sexual;
- Sentimento de culpa;
- Desinteresse pelo bebé;
- Abuso de drogas, medicamentos e álcool;
- Dores de cabeça ou dores crónicas que não desaparecem;
- Deixar de se preocupar com a aparência ou com o que a rodeia.
Qual o tratamento?
O primeiro passo para o tratamento da depressão é estar atenta aos sinais que o corpo lhe vai enviando ou ao que as pessoas lhe vão dizendo, estar atenta evita que a depressão evolua mais e mais até ao ponto em que é muitíssimo complicada de tratar.
Mal se aperceba que poderá estar numa depressão dirija-se ao seu médico para que este a possa ajudar o mais rápido possível.
Por norma este tipo de depressão são tratadas à base de medicação e acompanhamento psicológico, contudo quando o estado da depressão é mais avançada os médicos optam por outro tipo de tratamentos ou aumentam a intensidade destes.
Na altura da consulta, quando se dirigir ao médico para falar dos seus sintomas poderá fazer as seguintes perguntas de forma a tentar perceber o que se está a passar:
- Fui mãe há poucos dias e não consigo tratar do meu filho, é normal?
- Depois do parto sinto-me triste e não consigo fazer as minhas tarefas diárias, é normal?
- Quais são as causas da depressão pós-parto?
- Qual o tratamento da depressão pós-parto?
A depressão pós-parto é um período muito complicado na vida de uma mulher, contudo existe tratamento e conseguirá ultrapassar esta má fase da sua vida.