É evidente, como tratamos já aqui em alguns artigos, que uma alimentação equilibrada é o grande segredo para que possamos ter uma vida melhor, mais saudável, com mais disposição e qualidade!
De fato, o que chamamos de “boa alimentação ou alimentação equilibrada” nada mais é que uma nutrição equilibrada, em termos de calorias, glicose, gorduras, etc.
Até porque, por incrível que possa parecer, o nosso corpo tem a necessidade de estar equilibrado a nível de gorduras como o colesterol por exemplo.
Alimentação equilibrada
Para que tenhamos uma alimentação equilibrada e portanto saudável, precisamos ter em mente alguns fatores. Estas já foram comprovados no campo da nutrição pelos pesquisadores mais sérios do planeta!
Por isso, vamos dar algumas dicas aqui:
- Procure “guardar” a alimentação mais pesada para o horário da manhã, e coma alimentos mais leves na medida em que a noite for se aproximando. Isso porque pela manhã nosso organismo consegue metabolizar e queimar melhor as gorduras que ingerimos de dia, ao contrário, a noite, nosso corpo diminui o ritmo do metabolismo e acaba não funcionando como deveria quando é muito exigido pela noite.
- Entenda que ao almoçar seu prato deve ser o mais colorido possível: o “branco” do arroz, o “verde” dos vegetais, o “vermelho” das carnes, etc. No entanto, a quantidade de cada um desses alimentos deve ser estudada e ingerida em porções diferentes.
- Evite o máximo que puder o consumo do açúcar refinado (o açúcar branco), posto que algumas pessoas não sabem mas alguns alimentos são processados pelo nosso organismo e se transformam em açúcar, como por exemplo as massas de uma maneira geral! Então se já faz uso de macarrão, evite colocar mais açúcar no café, no suco, etc.
- Faça substituições! Troque carnes gordurosas por carnes mais leves como o peito do frango, um peixe ou mesmo uma carne vermelha “magra”, ou seja, sem gordura.