Suplementos alimentares

Actualmente, muitas pessoas pensam em emagrecer.

Isto acontece porque, cada vez mais, a população em geral leva uma vida mais sedentária e comem alimentos cada vez menos saudáveis.

A televisão e jogos de computador também ajudam a que mais pessoas, especialmente os mais jovens, a não fazerem actividades ao ar livre.

Esta falta de exercício leva a um aumento de peso.

Emagrecer, portanto, torna-se o objectivo de muitas pessoas.

Apesar de haver imensas formas de emagrecer (ex. mais exercício físico, dietas), para algumas pessoas isso não é suficiente.

O facto de não conseguir atingir os objectivos faz com que não perca a vontade de continuar a tentar perder peso, mesmo tendo exemplos vindos da televisão. Por esta razão existem suplementos alimentares.

Suplementos-alimentares

O que são suplementos alimentares?

Suplementos alimentares são compostos naturais ou químicos que complementam os nutrientes oferecidos pelos alimentos que ingere.

Podem conter vitaminas, sais minerais, carboidratos ou proteínas e devem ser consumidos consoante o que o seu organismo tem em falta.

Actualmente, os suplementos alimentares já deixaram de ser tomados apenas para ajudar o corpo a ficar equilibrado.

Hoje em dia são mais conhecidos para ajudar a tonificar e a ganhar músculo.

Mas estes suplementos alimentares também são utilizados para emagrecer, visto conterem elementos essenciais para perder peso de forma rápida e saudável.

As vantagens de tomar suplementos alimentares

Estudos já comprovaram a eficácia dos nutrientes presentes nos suplementos alimentares.

Exemplo disso é o estudo realizado com pessoas obesas que com uma dose de um suplemento rico em fibras foi suficiente para reduzir o apetite, levando a perder peso.

Como é óbvio, se comer menos, à partida emagrece.

O que não é óbvio é que isso seja possível conseguir apenas tomando um suplemento rico em fibra.

Num outro estudo realizado apenas com mulheres, foi descoberto que numa dieta onde as participantes tomavam uma dose diária de 1 grama de cálcio, perderam em média mais peso e gordura corporal do que as mulheres que tomara placebo. Quem diria!

Torna-se claro que os suplementos alimentares têm inúmeras vantagens para quem quer perder peso e até ganhar massa muscular.

Como tudo na vida, deve ter sido em conta as quantidades ingeridas e, sempre que possível, contactar um especialista para um aconselhamento detalhado e personalizado.

Contudo, e só para ter uma ideia, existe cuidados básicos a ter.

Como tomar os suplementos alimentares

Podemos comparar os suplementos alimentares aos medicamentos em geral.

Apesar de serem completamente seguros, estes devem ser consumidos conforme descrito na embalagem.

É importante seguir estas indicações para que, além de ter o efeito desejado, não haja qualquer tipo de efeito secundário.

Outro cuidado a ter com todos os suplementos alimentares, e novamente à semelhança dos medicamentos em geral, estes devem ser tomados juntamente com as refeições para que o corpo possa absorver eficazmente estes nutrientes.

Tipos de suplementos

Além de saber as boas práticas para tomar os suplementos alimentares, é necessário conhecer bem os diversos tipos de suplementos e para que serve cada um deles.

Aqui deixo uma visão geral do que existe no mercado e para que se adequam.

Novamente é aconselhado o aconselhamento de um profissional para uma escolha acertada.

Suplementos hipercalóricos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo corpo humano mas que ajudam a emagrecer.  Estes suplementos têm a particularidade de possuir um alto valor energético.

Os suplementos termogénicos aumentam o metabolismo, contribuindo para a perda de peso e gordura corporal. Por outro lado, os suplementos hiperproteicos ajudam na formação de músculo.

Além de ajudar a emagrecer limpando o organismo, os suplementos antioxidantes ajudam na eliminação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como o cancro.

E para complementar vitaminas e minerais necessários no dia-a-dia, existe os suplementos polivitamínicos e minerais.

Por fim, os suplementos hormonais, muito utilizados nos ginásios nos dias de hoje, estimula a produção de hormonas e destina-se para quem quer força, energia e resistência.

Cuidados a ter com os suplementos alimentares

Apesar de os suplementos alimentares serem necessários para melhorar a deficiência nutritiva, estes nunca devem ser tomados sem o aconselhamento profissional de médicos ou nutricionistas.

Tomar estes suplementos em quantidades erradas pode levar a alguns problemas de saúde como problemas renais e cardíacos. Além disso, uma utilização incorrecta pode levar a não atingir os seus objectivos, podendo mesmo prejudicar o seu esforço em perder peso.

Cuidados-com-suplementos-alimentares

Também não deve misturar suplementos alimentares sem a autorização de um profissional. Normalmente, cada suplemento tem um objectivo, com componentes diferentes.

Apesar de esses componentes por si só serem inofensivos, quando misturados em quantidades erradas podem ter consequências desagradáveis para a sua saúde.

Contudo, estes suplementos, quando tomados na dose correcta, não fazem mal à sua saúde.

Os suplementos também podem funcionar melhor em certas pessoas do que em outras, portanto se acha que não está a conseguir alcançar os resultados do que um seu amigo ou familiar, consulte um médico ou nutricionista para ficar melhor esclarecido.

Nunca deve aumentar a dosagem por sua conta e risco, mesmo quando parece que os suplementos alimentares que está a tomar não estão a ter o efeito desejado.

Conclusão

Como já foi dito, se os suplementos não estão a ter o efeito desejado, consulte um profissional para mudar o plano.

Contudo, deve ter em conta que deve manter uma alimentação equilibrada, não ter vícios que prejudicam a sua saúde (como fumar e beber álcool) e deve fazer exercício físico regularmente.

Ao não fazer isto, os suplementos alimentares passam apenas a compensar a deficiência nutritiva, não ajudando a perder peso.

E se está a pensar deixar de comer menos porque os suplementos irão suficientes para manter um corpo saudável, desengane-se.

Os suplementos são apenas uma ajuda para ter um corpo saudável.

Não são, de forma alguma, substitutos para os alimentos.

Por outro lado, adolescentes não devem tomar suplementos alimentares por estarem ainda em fase de crescimento e não estarem preparados para absorverem uma grande carga nutricional.

Novamente, se algum adolescente achar que falta-lhe nutrientes essenciais deve contactar um médico ou nutricionista.

Já recorreu a algum tipo de suplemento alimentar? Partilhe a sua experiência, resultados e o que aconselha aos outros leitores que estejam interessados em recorrer aos suplementos alimentares!

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of