Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Saiba tudo sobre fotorejuvenescimento

O fotorejuvenescimento é um tratamento estético que, na generalidade dos casos, se realiza através do recurso à luz pulsada permitindo corrigir pequenas lesões e imperfeições da pele facial e corporal, provocadas pelo envelhecimento da pele ou resultantes da exposição ao sol e ao calor, tais como rugas, manchas, pigmentações, entre outras.

No que consistem os tratamentos de fotorejuvenescimento?

Os tratamentos de fotorejuvenescimento consistem na aplicação de feixes de luz pulsada sobre a pele danificada, estimulando assim a produção de colagéneo, proteína natural do corpo responsável pelo estado da pele, corrigindo as pequenas lesões e defeitos da pele.

Os efeitos do fotorejuvenescimento actuam a dois níveis:

  • A nível profundo o fotorejuvenescimento estimula a produção de colagéneo, transmitindo energia aos tecidos mais profundos, melhorando assim o estado destes corrigindo as pequenas imperfeições do corpo;
  • A nível superficial o fotorejuvenescimento contribui para o desaparecimento de manchas e pigmentações resultantes da exposição à luz solar e ao calor.

Saiba tudo sobre fotorejuvenescimento

Quais os principais benefícios do fotorejuvenescimento?

Relativamente aos benefícios do fotorejuvenescimento, estes passam por uma redução considerável do tamanho da rugas, manchas e pigmentações, redução do tamanho do poros, um tom de pele mais brilhante e homogéneo, uma aparência mais bonita, jovem e confiante, entre outros.

Existem actualmente três tipos/técnicas de fotorejuvenescimento:

  • O fotorejuvenescimento químico que é muito semelhante a um peeling;
  • O fotorejuvenescimento térmico que através da emissão de frequências rádio induzem um efeito térmico sobre a pele;
  • O fotorejuvenescimento mecânico com recurso a tecnologia laser.

Em suma, o fotorejuvenescimento é um bom tratamento para aqueles que procuram melhorar o aspecto da sua pele, através da eliminação dos pequenos defeitos e imperfeições resultantes não só do envelhecimento, como também da exposição ao calor e luz solar.

Principais indicações do fotorejuvenescimento

Os tratamentos de fotorejuvenescimento estão indicados para quem pretende corrigir os danos e imperfeições na pele, resultantes da idade, sobretudo a partir dos trinta anos, e da exposição ao calor e ao sol, nomeadamente no caso de pessoas com:

  • Pele desgastada e pouco hidratada;
  • Rugas muito pronunciadas;
  • Manchas ou hiperpigmentações;
  • Poros dilatados;
  • Entre outros.

Outra das aplicações do fotorejuvenescimento é o tratamento de distúrbios da pele, nomeadamente acne e rosácea, e lesões vasculares, lentigos, angiomas superficiais, tatuagens e marcas de nascença.

Como existe sempre um conjunto de contra-indicações e efeitos secundários associados a qualquer tratamento estético, fotorejuvenescimento incluído, importa que consulte o seu médico especialistas, nomeadamente um dermatologista antes de se submeter a este tratamento para que assim o posso realizar com toda a segurança.

Qual a duração de cada sessão de fotorejuvenescimento?

A duração de cada sessão de fotorejuvenescimento é muito semelhante à de outros tratamentos que recorrem a mesma tecnologia, luz pulsada, rondando os trinta aos sessenta minutos.

Qual a duração de um tratamento completo de fotorejuvenescimento?

Na generalidade dos casos são realizadas entre quatro a cinco sessões de fotorejuvenescimento, espaçadas de quinze a trinta dias, para a obtenção de resultados satisfatórios.

Durante os tratamentos de fotorejuvenescimento podem realizar-se outros tratamentos estéticos, como por exemplo peelings, para assim melhorar ainda mais a aparência e textura da pele.

Vantagens do fotorejuvenescimento na pele

Vantagens do fotorejuvenescimento na pele

Os benefícios do fotorejuvenescimento verificam-se sobretudo na pele, nomeadamente retardando alguns dos efeitos inerentes ao envelhecimento, tais como o aparecimento de rugas de expressão e a perda de elasticidade da pele.

Após cada tratamento de fotorejuvenescimento notará que a sua pele terá um aspecto mais jovial e saudável, um tom de pele mais homogéneo e brilhante e estará consideravelmente mais hidratada.

Benefícios do fotorejuvenescimento no cabelo

Os efeitos do fotorejuvenescimento não se limitam à pele, dado que o seu cabelo também sentirá os efeitos dos tratamentos, nomeadamente no que concerne ao brilho e a hidratação do mesmo.

O fotorejuvenescimento, nomeadamente através da produção de colágeno, estimula ainda o crescimento do cabelo, compensando algumas falhas resultantes da má alimentação.

Vantagens do fotorejuvenescimento nas unhas

As vantagens dos tratamentos de fotorejuvenescimento passam ainda pelas unhas, nomeadamente no fortalecimento desta e na correcção de más formações, contribuindo assim para uma melhor aparência das suas unhas.

Em suma, como previamente exposto os benefícios dos tratamentos de fotorejuvenescimento trazem óptimos resultados não só para a pele, como também para as unhas e cabelo.

Que áreas anatómicas podem ser tratadas através do fotorejuvenescimento?

O fotorejuvenescimento é essencialmente conhecido por ser um tratamento para o rosto, contribuindo para atenuar as rugas e suavizar as manchas e as alterações de pigmentação, bem como as efélides, vulgarmente conhecidas como sardas, como também para o tratamento de algumas doenças de pele, melhorando assim a aparência da sua pele, tornando-a mais homogénea.

Todavia o que provavelmente não saberá é que este tratamento estético pode também ser realizado em outras partes do corpo, nomeadamente no pescoço, peito, mãos e pés, dado que os seus efeitos passam também por melhorar o aspecto do cabelo, tornando mais brilhante, como também pelas próprias unhas, contribuindo para uma maior resistência, entre outros.

Relembramos que o custo e a duração dos tratamentos de fotorejuvenescimento poderão oscilar de acordo com as áreas a tratar, bem como com o estado destas.

Cuidados após um fotorejuvenescimento

Dado o cariz não invasivo dos tratamentos de fotorejuvenescimento, não existe qualquer período de recuperação, muito menos de internamento, que o impeça de realizar as suas tarefas do dia a dia.

A segurança deste tratamento estético sai ainda reforçada tendo em conta não só o reduzido número de contra-indicações e efeitos secundários deste tratamento, como também com o facto de estes raramente se sucederem.

Importa lembrar que existe sempre a probabilidade da ocorrência de alguma complicação, nomeadamente, a mais comum, o aparecimento de alguma vermelhidão ou hematoma nas zonas tratadas, estes porém tende a desaparecer ao fim de algum tempo, não sendo necessário qualquer tipo de medida especial.

Alguns profissionais ligados à saúde e estética, recomendam que após os tratamentos de fotorejuvenescimento, evite uma exposição ao sol e ao calor muito prolongada, como também que evite o uso de alguns produtos de limpeza que podem danificar a sua pele.

Apesar do exposto, recomendamos que consulte sempre o seu médico ou profissional de estética para este lhe informar sobre quais os cuidados a adoptar após um tratamento de fotorejuvenescimento, a fim de maximizar os resultados deste.

Lidar com a impaciência e expectativas

Um dos maiores problemas dos profissionais ligados à estética e a cirurgia estética é não só lidar com as expectativas dos pacientes, que em muitos casos, vão para além das reais possibilidades destes tratamentos, como também para a impaciência que estes demonstram na obtenção de resultados.

Deste modo, torna-se particularmente importante que quem se submete a um fotorejuvenescimento ou outros tratamentos estéticos de cariz invasivo ou não, compreenda que podem ser necessárias várias sessões para a obtenção de resultados satisfatórios, bem como a inevitável possibilidade de estes tratamentos não sortirem grandes efeitos.

Mulher entre muitas outras! --