Sabe qual é o seu tipo de cabelo?

Hoje em dia, uma boa imagem pode ser determinante para o seu sucesso pessoal e profissional, sendo o cabelo um dos componentes mais importantes na beleza feminina e masculina, tornar-se assim importante saber identificar qual o seu tipo de cabelo, uma vez que só assim poderá saber quais os cuidados e produtos mais apropriados para este.

Apesar das idas ao cabeleireiro fazerem parte da rotina semanal de muitas mulheres, muitas desconhecem que o uso de produtos inapropriados ao seu tipo de cabelo podem torná-lo baço, sem brilho e danificado.

Muitas mulheres poderão não o saber, porém basta referir que cada tipo de cabelo requer um conjunto de cuidados específicos e apropriados às suas características, de modo a este poder estar sempre bonito e saudável.

Os quatro tipos/estados de cabelos

De forma muito simples e como previamente exposto, existem vários tipos de cabelo, mais propriamente quatro, cada um com as suas características e particularidades, sendo importante conhecer o seu para que assim conheça os cuidados mais apropriados.o-seu-tipo-de-cabelo

Assim, os quatro tipos/estados de cabelo são:

  • Cabelos normais;
  • Cabelos secos;
  • Cabelos oleosos;
  • Cabelos mistos.

Cuidados recomendados para os cabelos normais

Os cabelos normais, designados como tal uma vez que os consideramos bem tratados, apresentam-se de forma sedosa, brilhante, sem qualquer tipo de oleosidade, o seu volume é adequado ao cabelo, não apresentam pontas espigadas nem são quebradiços, este é certamente um tipo de cabelo que qualquer mulher desejaria ter.

Este tipo de cabelo caracteriza-se como um cabelo saudável e bem tratado, todavia para que possa ter um cabelo que respire glamour e vida deve, naturalmente, ter alguns cuidados com ele.

Quem tem o cabelo normal pode lavar a cabeça sempre que desejar ao contrário de quem tem outro tipo de cabelo, no entanto deve, não só, usar sempre champôs e amaciadores muito suaves, como também, preferir produtos que tenham queratina e ceramida na sua composição, visto serem componentes muito hidratantes.

Quanto à hidratação do cabelo, visto este ser um cabelo extremamente saudável, é aconselhado a aplicação de uma mascara hidratante quinzenalmente para manter o estado do seu cabelo.

Deverá também evitar agredir muito o cabelo, quer seja através do secador, utilização de placa térmica de alisamento, desfriságens ou pinturas, de modo a que este se mantenha sempre saudável.

Cuidados adequados aos cabelos secos

Os cabelos secos são frequentemente ásperos, muito volumosos, não têm qualquer tipo de brilho, são difíceis de pentear, apresentam frequentemente pontas espigadas e são muito quebradiços.

Alguns dos fatores que podem contribuir para que o seu cabelo fique seco e com um aspeto danificado são, essencialmente, as frequentes pinturas ao cabelo, as descolorações, a água salgada do mar e o cloro da piscinas e os raios solares, entre outros

No caso de o seu cabelo ser seco deve ter em atenção que é um tipo/estado de cabelo que precisa de bastantes cuidados, principalmente ao nível da hidratação, assim para o tornar mais bonito, sedoso e hidratado deve fazer isso mesmo, hidratá-lo todas as semanas e lavá-lo apenas de dois em dois dias, lembrando-se sempre que deve só utilizar os produtos indicados pelo seu cabeleireiro, para cabelos secos.

Ao aplicar um condicionador sobre o cabelo tenha o cuidado de evitar colocar sobre a raiz. Produtos que contenham cacau, manteiga de karité, queratina, amêndoa, abacate e aloé vera deverão ser os seus principais aliados na luta contra o cabelo seco devido ao facto de estas substancias serem terem um efeito altamente hidratante.

Para que possa obter melhores resultados na hidratação do seu cabelo deverá evitar o uso do secador e placa térmica de alisamento, como também evitar as tintas e produtos desfrisantes e descolorar o seu cabelo, uma vez que como o seu cabelo por si só já é seco ao aplicar estes produtos o seu cabelo ainda ficará mais ressequido.

Cuidados específicos para cabelos oleosos

O tipo de cabelo oleoso é caracterizado pelo seu brilho e oleosidade excessiva, devido a essa mesma oleosidade os cabelos tornam-se pesados e muitas das vezes poderá dar-se o aparecimento de caspa.

Sabia que o seu cabelo pode ficar oleoso por inúmeros factores, nomeadamente alterações hormonais, emocionais, poluição e até mesmo de uma má alimentação? Estes são alguns dos principais responsáveis pela formação da oleosidade do seu cabelo.

Para eliminar a oleosidade deverá lavar a cabeça diariamente, deverá ainda usar sempre produtos que sejam adequados ao seu tipo/estado de cabelo e aplicar uma mascara de hidratação mensalmente, no caso do aparecimento de caspa deverá optar por um champô anticaspa.

No caso de querer diminuir significativamente a oleosidade também pode optar por todos os produtos capilares que contenham gengibre, menta e erva-doce pois estes componentes contribuem para a diminuição da oleosidade do seu cabelo.

Os cuidados indicados para os cabelos mistos

Os cabelos mistos, são um tipo híbrido de cabelo uma vez que juntam o pior de todos os tipos/estados de cabelos, são caracterizados, não só, pelo excesso de oleosidade junto à raiz, como também pelas pontas secas.

O uso de produtos inadequados a este tipo/estado de cabelo, como também as agressões constantes ao cabelo através do secador, placa térmica de alisamento e até mesmo alguns factores genéticos/hereditários contribuem para que o seu cabelo seja caracterizado como misto.

Para o tratamento do excesso de oleosidade na raiz, deverá optar por lavar o cabelo diariamente para que este não tenha um aspeto sujo, deverá também aplicar quinzenalmente uma mascara de hidratação, esta deve apenas ser aplicada nas zonas secas do cabelo, que em alguns casos se circunscrevem as pontas.

A aplicação do condicionador deve ser realizada com algum cuidado de modo a não o aplicar sobre a raiz do cabelo. Os produtos com extratos vegetais são recomendados para este tipo de cabelo dadas as características destas substâncias.

Agora que já ficou a conhecer um pouco das características de todos os tipos ou estados do cabelo, não se esqueça de usar só os produtos capilares indicados para o seu cabelo, dessa forma irá conseguir um cabelo sempre suave, brilhante e saudável.

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter