Remédios Naturais, o mel e a canela

Já foram abordados os benefícios do mel em outro artigo, foram exploradas algumas das propriedades mais extraordinárias do mel, que, quando consumido diariamente, pode trazer grandes vantagens para a melhoria da sua saúde em geral, nomeadamente reduzindo os níveis de stress e proporcionando uma boa noite de sono quando ingerido antes de dormir.

Uma das características do mel é que, não só produz efeitos maravilhosos quando utilizado a solo, como consegue resultados igualmente agradáveis quando combinado com outros ingredientes. Um deles é a canela.

A combinação de mel e canela tem sido usada na cultura oriental há séculos, não fosse a canela uma das especiarias mais antigas conhecidas pelo homem e o mel um dos ingredientes mais populares na história da humanidade. E as propriedades curativas de ambos há muito que são exaltadas enquanto um dos melhores remédios naturais: os óleos essenciais da canela e as enzimas do mel qualificam qualquer deles como um bom anti-bacteriano capaz de parar o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Mas os benefícios desta mistura não ficam por aí. A lista vai desde a prevenção e controlo de doenças mais graves e possivelmente incapacitantes, desde a melhoria a nível estético.Remédios Naturais, o mel e a canela

O mel e a canela ajudam na prevenção de doenças

Por exemplo, como forma de prevenção de doenças cardíacas, aconselha-se a utilização de uma pasta de mel e canela no pão, em vez de compotas ou manteiga. Esta mesma pasta pode ser aplicada sobre uma área afectada por acne como uma máscara deixe atuar por uma hora e retire com água. Como se ainda não bastasse, esta pasta pode ser igualmente utilizada para acalmar a dor de dentes basta aplicá-la sobre o dente afectado e deixar atuar e ainda como calmamente para a arterite se massajada sobre a parte do corpo afectada.

Para a diminuição da queda de cabelo, deve fazer uma pasta com azeite quente, uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de canela e aplicar no couro cabeludo 15 minutos antes do banho.

A mistura de canela, mel e água quente pode ajudar na infecção de bexiga, à redução do colesterol, bem como ajudar o sistema imunitário na prevenção e combate de gripes e constipações e em crises de sinusite. Esta mistura será igualmente interessante quando bochechada para prevenir o mal hálito.

Tomar uma colher de mel polvilhada com um bocadinho de canela antes das refeições ajuda a prevenir indigestões e azias.

Perder peso com o mel e a canela

E, talvez o benefício mais esperado, o mel e a canela podem contribuir de forma positiva para a redução do peso: misture meia colher de chá de canela em água fervida, mexa, tape o copo e espere meia hora até adicionar uma colher de chá de mel.

Beba de manhã, de estômago vazio, 30 minutos antes do pequeno-almoço. Isto irá dar o empurrãozinho que o seu metabolismo precisa. O sabor pode não ser muito agradável, mas pense que, em menos de um minuto, já terá terminado.

Para além de tudo isso, esta combinação pode ser igualmente utilizada na cozinha como substituto do açúcar nos bolos, bem como no pão e nos biscoitos, ou adoçante nos chás e café.

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter