Reduzir os gastos nos cosméticos

A actual conjuntura económica e social leva a que a redução de custos seja, hoje em dia, uma realidade na maior parte dos agregados familiares. Essa mesma redução, pode ser aplicada em vários aspectos da nossa vida, desde a comida, passando pela roupa e acabando nos cosméticos.

Neste artigo, redigido pela Joana Freitas, do blog Moda e Style, fornecemos-lhe algumas dicas que deverá ter em conta na hora de comprar, podendo evitar que incorrer num erro muito comum, sobretudo para nós mulheres, as compras por compulsão.

Arrumações nas gavetas

Reduzir-os-gastos-nos-cosméticosEsporadicamente, é necessário fazer uma pequena arrumação ás gavetas dos cosméticos, para ver se está tudo dentro do prazo. Tudo o que estiver fora de prazo, deve de ir imediatamente para o lixo.

Nessas arrumações, provavelmente poderá encontrar produtos que acabaram por serem postos de parte, ou porque já não gosta tanto daquele produto e entretanto veio outro produto com a mesma função substituir esse, acabando deixar de lado esse que tinha aí ou porque simplesmente acabou esquecido aí no meio de tantos cosméticos.

Se tem vários produtos nessa situação, uma boa solução é realizar um hit the pan, a palavra é de origem inglesa e significa “chegar até ao fundo“, ou seja, é um projeto que consiste em escolher 10 produtos que queira terminar, comprometendo-se assim a gastar única e exclusivamente aquele produto, não podendo comprar mais com a mesma finalidade.

Exemplo: Se quer acabar com um hidratante corporal, não poderá comprar mais nenhum até esse estar acabado.

Produtos em tubo

No caso dos cremes de mãos, as embalagens vêm em forma de tubo. Já alguma vez experimentou abrir esses tubos a meio? Se não, experimente com uma tesoura fazendo um corte a meio. Reparará que ainda existe muito creme, que supostamente iria parar ao contentor do lixo, sem ser sequer aproveitado.

Amostras e reviews

Se ainda está com dúvidas quanto a determinado tipo de produto, seja de cosmética ou de maquiagem, procure obter amostras gratuitas ou então a leitura de outras opiniões, nomeadamente de bloggers, para se aconselhar e informar melhor acerca do produto e decidir se quer realmente ou não investir no mesmo.

Saldos e promoções

Existem grandes cadeias de perfumarias e hipermercados que de vez em quando realizam promoções. Nada como promoções e saldos para poupar alguns euros da sua conta bancária e cuidar da sua beleza, sem gastar muito.

Cartão cliente

Costuma fazer as suas compras na mesma perfumaria? Então pergunte a uma das funcionárias da loja se pode aderir ao cartão cliente e quais as suas vantagens.

Muitas vezes as perfumarias, numa perspectiva de fidelização do próprio cliente, oferecem um conjunto de descontos em diversos produtos.

Embalagens grandes, preços pequenos

Se usa sempre a mesma loção corporal ou o mesmo champô, invista na embalagem maior. Verá que irá sair muito mais barato do que se comprasse várias embalagens pequenas.

O mesmo diz respeito a produtos de maquilhagem. Se quer ter uma variedade de sombras, aposte nas paletas. Além de trazerem muitas sombras, ficará muito mais barato do que se comprar cada uma individualmente.

Consultas e limpezas grátis

Existem grandes superfícies a nível de perfumaria, que esporadicamente realizam limpezas de pele e consultas de dermatologia. Aproveite essas consultas e tratamentos para se mimar a si e à sua carteira!

Vaselina

A Vaselina tem imensas funções: é um ótimo hidratante externo e ainda há quem diga que retira muito bem a maquilhagem. É uma opção bem mais económica ao tradicional desmaquilhante. Experimente!

Produtos multi-funções

No mercado, existem produtos que servem para vários tipos de aplicação e poderá poupar duplamente alguns euros na carteira e algum espaço no seu sítio de arrumação dos cosméticos.

Esfoliação caseira

Este truque sem dúvida que é muito simples, económico e fácil de conseguir. Basta juntar açúcar ao seu gel de banho e obterá uma esfoliação, ao mesmo tempo que se ensaboa.

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter