Proteja os seus filhos da internet

A Internet é sem dúvida um dos maiores fenómenos da atualidade, abrindo as portas da informação global de uma forma extraordinária e única. É um mundo cheio de potencial e oportunidades, que se apresenta cada vez mais atrativo para todos.

Mas navegar na Internet exige certos cuidados principalmente para as crianças. Qualquer pessoa que utilize esta ferramenta precisa ter a perfeita noção de que este mundo virtual tanto tem aspetos positivos como negativos. E é preciso ter em atenção que as crianças não têm capacidade para perceber o que é bom ou mau neste meio.

O mundo virtual é muitas vezes idealizado pelas crianças e elas facilmente podem ser enganadas tanto por pessoas como por informações falsas. Além disso um uso exagerado da Internet, leva facilmente ao vício, fazendo com que a criança passe demasiado tempo ao computador e em casa. Assim, perdem o contacto direto com as outras crianças e as suas brincadeiras ficam limitadas ao mundo virtual.

E é aqui que entra o papel dos pais, que enquanto adultos responsáveis pelos filhos, devem educá-los para um uso adequado da internet e protegê-los dos seus perigos.Proteja-os-seus-filhos-da-internet

Principais perigos da Internet para os seus filhos

Hoje em dia é bastante comum as crianças terem acesso às últimas tecnologias e claro, à internet seja em casa ou mesmo na escola. Os mais pequenos usam a internet para se divertirem a fazer jogos e também como ajuda nos estudos através dela, podem mais facilmente pesquisar diversas matérias e assuntos.

Mas na verdade muitos dos conteúdos colocados na Internet não têm controlo ou restrição e ficam à disposição de milhares de pessoas, podendo gerar riscos e perigos para os seus filhos.

Estes perigos podem ser divididos em três grupos principais: conteúdos ofensivos, contactos impróprios e práticas comerciais e publicitárias. Nos conteúdos ofensivos inclui-se a pornografia e qualquer incitação à violência. Os contactos impróprios são qualquer tentativa de comunicação mal intencionada e podem surgir através das famosas redes sociais e programas de conversação. As práticas comerciais e publicitárias procuram confundir e aliciar os seus filhos para fornecer dados para compras indesejadas.

Os diversos riscos são hoje em dia muito debatidos, de forma a mostrar como a internet pode tornar-se perigosa. Os alertas para pais e filhos ajudam mais facilmente a evitar situações graves.

As melhores soluções para uma internet segura

O segredo está em limitar e controlar o acesso do seu filho na internet, para ele conseguir aprender a usufruir desta importante ferramenta com a maior segurança possível. Ensinar o seu filho a estar alerta para saber identificar potenciais perigos, é também é essencial.

As soluções que pode pôr em prática passam nomeadamente por recorrer a programas de bloqueio e filtragem da informação  eles não irão resolver todos os problemas, mas irão ajudar a diminuir as ameaças.

Em casa, estabeleça horários para evitar um uso excessivo e opte por colocar o computador com acesso à internet numa área comum e não no quarto da criança conseguirá supervisionar melhor e também compartilhar o uso da internet com o seu filho. O acompanhamento da mãe ou do pai é importante, e pode ser visto como uma experiência feita em família e não apenas um momento de isolação.

E principalmente converse e explique ao seu filho sobre estes perigos. A mulher, enquanto mãe, de certo que se preocupa com esta questão, porém proibir o uso da internet não é de todo a melhor solução. A internet possui grandes vantagens e ao afastá-lo totalmente deste importante recurso está a prejudicá-lo.

Lembre-se que o computador e a internet não devem ser vistos como um brinquedo são poderosas ferramentas que tanto podem ajudar como prejudicar o seu filho, por isso deve esforçar-se para protegê-lo dos perigos da internet.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of