Como se preparar para uma entrevista de emprego

Na generalidade das empresas Portuguesas o processo de recrutamento divide-se em duas grandes fases, a fase da apreciação curricular, na qual o empregador aprecia as nossas competências curriculares (curriculum vitae) e, uma segunda fase, designada por entrevista de trabalho, sendo esta última a directamente abordada neste artigo.

Independentemente de estar a procura do primeiro emprego ou mesmo se já passou por vários processos de selecção, qualquer um de nós sabe a importância das primeiras impressões, nomeadamente daquelas que deixamos numa entrevista de emprego.

A realidade é que qualquer empresa que se encontra em processo de recrutamento não procura candidatos pouco positivos e pouco confiantes, mas sim pessoas determinadas, independentes e com espírito de iniciativa.

A preparação para uma entrevista de emprego não é uma tarefa de todo fácil, uma vez que existem aspectos como a linguagem corporal, o tom de voz e a própria dicção que podem ser decisivos num processo de recrutamento.preparar-para-uma-entrevista-de-emprego

Transmitir confiança e segurança numa entrevista

Como já referido nas entrevistas de trabalho o empregador (leia-se avaliador), em muitas circunstâncias, não esta directamente interessado nas nossas competências curriculares, mas sim numa vertente mais pessoal e humana. Sendo importante que nesta fase consiga transmitir segurança e confiança ao entrevistador.

Transmitir confiança e segurança é em si uma tarefa bastante complexa, uma vez que não passa pela adoção de um comportamento único, mas sim pelo somatório de vários aspectos, como por exemplo a forma como se veste, a linguagem corporal, o stress e os nervos, a forma como fala e projecta a sua voz, entre muitos outros.

Saber impressionar os entrevistadores

Outro aspecto preponderante nas entrevistas de emprego é saber como impressionar os entrevistadores/avaliadores. Apesar de uma entrevista de trabalho não ser matemática existem aspectos que se podem prever e consequentemente preparar, para que no momento da avaliação esteja preparado.

Existem um conjunto de perguntas, mais ou menos formatadas, que vão ser abordadas na entrevista de trabalho, nomeadamente perguntas sobre as suas competências como profissional, perguntas sobre a sua capacidade para assumir compromissos, perguntas sobre dinheiro e perguntas sobre relacionamentos interpessoais, sendo conveniente estar preparado para as mesmas.

Será também importante saber falar sobre si, isto édeverá saber identificar as suas qualidades, bem como os seus defeitos. A generalidade dos entrevistadores valorizam muito os candidatos que conseguem reconhecer falhas, afinal de contas somos todos humanos.

Saber o que pode dar à empresa é também um ponto a seu favor, uma vez que as empresas quando contratam não estão apenas interessadas no curriculum vitae do candidato, mas sim no valor e iniciativa da própria pessoa.

Olhe para este artigo como uma mera orientação daquilo que deverá saber para se preparar para um entrevista de emprego. Convidamo-lo a ler os nossos outros artigos sobre este tema.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of