Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Os Principais Benefícios do Café para a Saúde

Existem vários benefícios do café para a saúde, sendo que alguns dos quais assentam na sua capacidade de melhorar a saúde cognitiva, proteger o sistema cardiovascular, reduzir as hipóteses de desenvolver a diabetes, ajudar nas tentativas de perda de peso, fomentar os níveis energéticos, maximizar os esforços em termos de exercício, aumentar a proteção ao seu fígado, optimizar o metabolismo e ainda proteger contra certos tipos de cancro.

O valor nutritivo do café

O café é, atualmente, uma das bebidas mais populares do mundo, devido à sua variedade de sabores e natureza estimulante.

Geralmente, o café não é visto como uma bebida saudável, contudo a realidade é que o café tem efeitos secundários muito positivos, derivados dos nutrientes e componentes químicos que compõem esta bebida.

Embora muitas pessoas não estejam cientes do valor nutritivo do café, a verdade é que esta bebida contém uma variedade interessante de vitamina B, o que inclui riboflavina, ácido pantoténico, niacina, bem como potássio, manganês e magnésio.

Todavia, quiçá a sua característica mais relevante, é a presença de cafeína, que proporciona vários benefícios para a sua saúde, se for consumida em moderação, naturalmente.

Benefícios do café para a saúde

Vamos então explicar os principais benefícios do café para a saúde:

Saúde Cognitiva – É do conhecimento geral que o café ajuda a melhorar o foco e aumentar a atenção, através da estimulação do cérebro com cafeína. Embora tenha de ser tomado com moderação, o café protege a saúde cognitiva e previne a degradação relacionada com o envelhecimento.

Saúde Cardiovascular – Apesar de muita cafeína poder colocar pressão no seu sistema cardiovascular, estudos demonstram que quem toma regularmente café está menos propenso a ataques de coração e, nas mulheres, o café parece também diminuir o risco de doença no coração. Embora o café possa subir a pressão arterial, isto é mais um efeito temporário, do que propriamente duradouro, e por subir temporariamente a pressão arterial não significa que você tenha um risco maior de sofrer um enfarte.

Prevenção da Diabetes – Nos últimos anos, foi feita uma interessante descoberta relacionada com os benefícios do café na prevenção da diabetes. Estudos demonstraram que pessoas que consomem regularmente café têm entre 23-50% menos hipóteses de desenvolver diabetes. Isto pode estar relacionado com os efeitos do café que suprimem um pouco o apetite ou, porventura, com o facto de que o café faz-nos ficar mais energéticos e activos, ajudando deste modo a reduzir factores de risco para a diabetes.

Saúde Metabólica – Um dos papéis mais importantes das vitaminas B no seu corpo é regular e guiar a sua atividade metabólica. Os níveis significativos de niacina, ácido pantotênico e riboflavina significam que o café ajuda-nos a optimizar a nossa eficiência metabólica, para que usemos os nutrientes de forma eficaz, mantenhamos os níveis de equilíbrio hormonal e para que consigamos manter o nosso corpo a trabalhar adequadamente.

Perda de Peso – Um dos efeitos secundários mais conhecidos do café, nomeadamente a de que proporciona mais energia, é também um dos seus principais benefícios, pois mais energia implica que as pessoas se movam mais, fiquem ativas e, deste modo, percam calorias mais rapidamente. O estimulante natural da cafeína acelera o metabolismo do corpo de forma célere e aumenta a queima das calorias, quando o café é ingerido. Além do mais, o café suprime o apetite, pelo que ajuda-lhe concomitantemente a controlar os alimentos que consome e a manter o seu plano dietético.

Proteção do Fígado – Apesar de ser uma área onde ainda se está a realizar muitos estudos, o consumo de café tem sido associado à saúde do fígado, através da prevenção da cirrose, hepatite, e doença do fígado gordo. Um estudo em particular demonstrou que o consumo regular de café resultou numa diminuição substancial do risco de desenvolvimento de cirrose no fígado.

Prevenção do Cancro – Cada vez mais se procura formas de proteção contra o cancro. O café, em particular, tem propriedades que ajudam a prevenir dois tipos de cancro, nomeadamente o cancro do fígado e o cancro colorretal.

Depressão – Os efeitos naturais do café permitem conferir mais energia e atividade à mente e corpo. Isto pode ser especialmente benéfico para pessoas que possam estar a sofrer de depressão. No entanto, quando consumido em excesso, o café pode causar ansiedade e mudanças de humor, por isso, consuma café (como qualquer outra bebida) com moderação.

Se duvidas houvessem, pode constar que, realmente, existem são vários os benefícios do café para a saúde, pelo que, se ainda não consome esta bebida no seu quotidiano, deverá procurar fazê-lo, mas sempre de forma equilibrada, como é natural.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of