Os efeitos da cafeína

Qual é a mulher que actualmente não consome café? Muitas de nós consumimos até em grandes quantidades para fazer face ao cansaço que temos de enfrentar diariamente.

Com o ritmo de vida actual, é rara a mulher que não recorre ao café para se manter desperta e com energia para enfrentar o resto do dia e das obrigações diárias. No entanto, estas não são as únicas vantagens do café pois este também tem uma acção antioxidante que torna o corpo da mulher mais saudável.

Curto ou cheio, a verdade é que o café é consumido por aproximadamente 90% da população portuguesa. O café faz parte do culto do pequeno-almoço e também é precioso após as refeições.

No entanto convém não exagerar, pois o consumo excessivo de café, principalmente antes das refeições pode ser considerado um dos erros comuns na alimentação, pois este tem a capacidade de reduzir o apetite.

Sendo Portugal um país de culto no café, principalmente no expresso, conheça melhor as características e efeitos da cafeína que consome.

efeitos da cafeína

Os benefícios da cafeína

A cafeína, normalmente mais concentrada no café, tem inúmeros benefícios que são a razão de tantas mulheres optarem por esta bebida. Apesar de existirem opiniões que descrevem o consumo de café como prejudicial para a saúde, este facto não é tão simples quanto isso. Estudos demonstram que o consumo (não excessivo) de cafeína não aumenta o risco de doenças cardiovasculares, desde que as mulheres sejam saudáveis.

O consumo de café aumenta sim os batimentos cardíacos mas será equivalente ao esforço de subir umas escadas, não sendo por isso um problema para a saúde. No entanto, não deve ser consumido por mulheres com hipertensão a não ser com autorização de um médico.

Agora que já vimos que o café não é tão perigoso como muitas vezes indicam, vamos ver os benefícios:

  • Aumenta a concentração;
  • Estimula o corpo, conferindo vivacidade;
  • Maior estado de alerta;
  • Diminui a sensação de fadiga;
  • Reduz o cansaço muscular;
  • Maior retenção de informação;
  • Contém antioxidantes;
  • Protege contra diabetes de tipo 2.

Como pode verificar, o café tem inúmeras vantagens na saúde da mulher tornando-se assim num alimento a incluir na sua dieta diária mesmo que esta seja muito restritiva, como a dieta de calorias muito baixas, basta não colocar açúcar!

Onde encontrar e qual a quantidade cafeína a consumir

Qualquer mulher sabe que a cafeína encontra-se no café, no entanto também pode ser encontrada em inúmeros chás e outras bebidas. De todos os produtos que contêm cafeína, o café é de facto o que contém mais concentração, sendo que um café expresso contém cerca de 184mg de cafeína.

No entanto, caso não seja uma mulher apreciadora de café nem de chá e deseja experimentar os benefícios, poderá encontrar cafeína em bebidas energéticas e refrigerantes como cola e iced tea, portanto já não tem desculpa para não testar por si mesma os resultados na sua vitalidade.

Caso seja daquelas mulheres que não sabem viver sem chá, pode experimentar chás que ajudam a controlar o apetite e que contenham cafeína, desta forma estará a revitalizar o corpo e em simultâneo a reduzir alguns quilos!

No que diz respeito a quantidades, apesar da vontade convém não abusar! A quantidade diária recomendada a mulheres saudáveis é de aproximadamente 250mg de cafeína, portanto, um café e um chá preto é o que poderá beber diariamente! Cafeína em excesso pode causar ansiedade, inquietação, aumentar a pressão arterial e reduzir a qualidade do seu sono.

Se está habituada a beber muitos cafés por dia, tente reduzir fazendo café em casa e colocando menos café e mais água, desta forma terá todo o sabor sem cafeína em excesso.

Apesar da cafeína ter inúmeras vantagens, tudo o que é consumido em excesso é prejudicial à saúde. Cuide de si e consuma tudo na medida certa!

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