Os benefícios da actividade física nos adultos e crianças

A actividade física faz bem a qualquer pessoa, tenha ela dezoito ou cinquenta anos. Os benefícios do exercício na saúde são gigantescos e são aconselhados especialmente para pessoas que tenham uma vida muito agitada e stressante e para aqueles que sofram certas doenças como diabetes, hipertensão, ansiedade, depressão e doenças cardiovasculares.

Uma actividade física regular fortalece os músculos e ossos, bem como melhora a flexibilidade do corpo e previne lesões. Isto é especialmente importante para os idosos, dado que retarda o envelhecimento e ajuda na manutenção de uma elevada qualidade de vida. A realização de exercício também pode ser considerada uma boa actividade social, uma vez que é uma boa maneira de nos divertirmos e reduzirmos o nosso stress diário, ao mesmo tempo.

A redução do stress é essencial, tendo agora ganho um grande relevo devido à crise, pois evita consequências físicas, mentais e emocionais, capazes de reduzir a qualidade de vida de uma pessoa. Outro aspecto, não menos importante que os outros, é a melhoria da nossa aparência física. Ter um corpo saudável e atraente, aumenta a nossa confiança e, por sua vez, aumenta o nosso desempenho e auto-apreciação.

Logo, uma pessoa com uma rotina de actividades físicas é uma pessoa mais feliz, mais aberta, mais bem-disposta e mais produtiva, se associarmos a uma alimentação saudável.Os benefícios da actividade física nos adultos e crianças

O desporto e as crianças

Cada vez mais cedo, a camada mais jovem tem problemas com o seu peso. Os principais responsáveis são os seus pais, uma vez que estes não praticam muitas vezes nenhuma actividade física e não incentivam os seus filhos a fazê-lo, ou seja, normalmente os filhos
seguem o exemplo que têm em casa, daí a maioria das crianças ter já excesso de peso com tão tenra idade. Deste modo, a nossa sociedade deverá começar a pensar em mudar de hábitos.

Através da actividade física, uma criança tem o momento de aprender a cooperar e a competir saudavelmente, incitando a sua capacidade de respeitar os outros e a adquirir um comportamento moral e ético. Portanto, comece a incentivar o seu filho a fazer alguma actividade física, nem que seja através de pequenos jogos como a “apanhada”, às “escondidas”, etc. Outras formas para o estimular poderá ser realizar pequenas caminhadas, andar de bicicleta ou jogar futebol.

Em resumo, a actividade física constitui um instrumento fundamental na moldagem da personalidade de futuros adultos e faz com que uma pessoa tenha um futuro mais promissor.

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter