Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
O Teste do Pezinho

Também conhecido como diagnóstico precoce, este teste permite rastrear doenças metabólicas, doenças essas que nem sempre têm manifestações visíveis no recém-nascido, mas que podem provocar problemas físicos, debilidade mental e eventualmente a morte, quando não diagnosticadas e tratadas precocemente.

Este teste é realizado na maternidade ou no centro de saúde, entre o 3º e o 6º dia de vida do bebé e consiste numa pequena picada no calcanhar do bebé para a extracção de algumas gotas de sangue.

Esta amostra é depois enviada Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana, do Instituto Ricardo Jorge, no Porto.

colheita sangue teste pezinho

O teste é gratuito e não é obrigatório, depende da vontade dos pais.

No entanto, é de todo conveniente que seja feito uma vez que permite a detecção precoce de doenças que não são visíveis de outra forma.

Actualmente o teste permite o rastreio de 24 doenças hereditárias do metabolismo e o hipotiroidismo congénito.

No que respeita aos resultados, os pais apenas serão contactados se houver alguma alteração a nível dos resultados ou se existir necessidade de alguma confirmação laboratorial.

No entanto, é possível consultar o resultado do teste através do endereço https://resultados-dp-insa.min-saude.pt indicando o número de código anexo à ficha que é entregue na altura da colheita e o e o contacto telefónico associado.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of