Ser uma Mulher mais forte e independente

A mulher deve esforçar-se sempre por manter bons níveis de autonomia e independência na sua vida, pois estes contribuem muito para a sua realização pessoal e felicidade. A mulher deve ter confiança em si e nas suas capacidades, de forma a conseguir enfrentar sozinha as adversidades diárias.

Porém, a ideia não passa por viver isolada do mundo inteiro. É claro que todos nós, enquanto seres humanos, precisamos uns dos outros. A nossa vida não faz sentido se não tivermos com quem partilhar os nossos melhores e piores momentos sejam amigos, familiares ou aquela pessoa especial. Porém, é necessário estabelecer alguns limites e não esquecer os seus pensamentos, valores e vontades.

Assim sendo, não pode sentir que depende totalmente dos outros para ser feliz. E estando ou não numa relação estável, a mulher não deverá nunca correr o risco de perder a sua individualidade. Se isso acontecer torna-se dependentemente emocional, acreditando interiormente que precisa da atenção e da presença de outra(s) pessoa(s) para alcançar segurança e bem-estar. Muitas vezes procura a aceitação constante dos outros e a sua ajuda para tomar decisões, não se deixando levar pela sua própria maneira de ver as coisas.

Mulher-mais-forte-e-independente

Não confundir amor com dependência emocional

As nossas relações com os outros não devem anular a nossa individualidade, incluindo as relações amorosas. Confundir amor ou paixão com dependência é um erro comum para muitas pessoas, nomeadamente para algumas mulheres que mantêm uma relação afetiva estável mas que não têm muita confiança ou auto-estima.

O medo de ser rejeitada ou de ficar sozinha pode-se tornar sufocante ao deixar-se levar demasiado pelo medo, a pessoa acaba por estar a vivê-lo sem se aperceber. A mulher não se deve focar na possibilidade da sua relação terminar, mas sim em viver intensamente o momento presente e contribuir para o seu futuro. De facto, uma separação é sempre algo doloroso, mas um apego emocional exagerado também não proporciona uma relação saudável e feliz.

Muitas vezes as pessoas dependentes emocionalmente tornam-se muito ciumentas e possessivas, exigindo toda a atenção para elas encarando todos como possíveis ameaças para a sua relação e preferindo passar tempo unicamente com o seu companheiro.

Também têm a tendência de pensar no futuro e fazer planos a longo prazo com o seu namorado incluindo começar uma vida a dois, mesmo que estejam numa relação  recente. Isto poderá facilmente fazer com que a outra pessoa se assuste ou se afaste por não saber como reagir à pressão e dependência emocional.

O que fazer para se tornar uma mulher mais independente

O segredo para se tornar uma mulher mais independente está em trabalhar na sua autoestima de forma a que se sinta completa, forte e valorizada. Ao gostar verdadeiramente de si a acreditar no seu potencial, aos poucos coloca menos pressão e importância nos outros.

Mas para isso, a mulher precisa muitas vezes de apostar primeiro no auto-conhecimento e na convivência consigo mesma. Dedicar algum tempo para se conhecer profundamente e saber o que gosta e não gosta, ajuda-lhe a aprender a lutar pelo que quer. Desta forma, deve passar alguns momentos consigo mesma e investir em atividades individuais que aumentam a sua realização pessoal. De certo que há pequenas coisas que lhe dão prazer ao fazer sozinha e por si, por mais banais que sejam: ler um bom livro, dar um passeio ou uma corrida matinal, cuidar da sua aparência, etc tudo depende de cada pessoa.

Pense também em pequenas tarefas e decisões diárias que pode tomar sem consultar a  ajuda dos outros comece por aí e depois pense mais além. Ao estabelecer estes seus objetivos e ao alcançá-los deverá sempre sentir-se orgulhosa e bem consigo mesma. Congratular-se pelas suas vitórias faz parte do processo de se tornar uma mulher mais forte e independente.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of