A importância da família unida e entretida

Os nossos filhos são o melhor do mundo, adoramos estar com eles e fazemos tudo para os ver felizes. E na realidade também nós nos sentimos felizes sempre que nos dão um carinho ou nos dizem algo especial e também sempre que sentimos que precisam de nós, querendo a nossa presença por perto. E à que aproveitar bem esses momentos, pois à medida que as crianças crescem, eles tornam-se mais raros. As crianças vão ficando cada vez mais independentes nas suas brincadeiras e procuram maior liberdade escolhendo actividades mais solitárias ou, pelo contrário, procurando a companhia dos amigos.

De qualquer forma, é essencial incentivar a amizade, a cumplicidade e a alegria entre pais e filhos, salientando desde muito cedo a importância do sentido de família. E isso pode-se fazer diariamente, através de diversos momentos de descontração e de lazer, que sejam bem divertidos e positivos para todos os membros da família.

Brincar com os filhos é, sem dúvida, bastante benéfico quer para as crianças quer para os pais. E neste caso, parece que é mesmo a família toda que sai a ganhar da brincadeira!

família jogando

A interacção entre pais e filhos

Actualmente, a situação mais comum do dia-a-dia é pais e filhos estarem “afastados” durante grande parte do tempo enquanto os pais trabalham o dia todo, as crianças permanecem no colégio ou na escola. E depois, por vezes ainda se acrescentam atividades extra-curriculares para as crianças e algum trabalho extraordinário para os pais fazerem em casa.

Normalmente, o final do dia é um momento em que a família está mais junta e em que existe assim uma maior interacção entre pais e filhos, sendo a oportunidade ideal para apostar na relação entre ambos. No entanto sabemos que nem sempre é fácil, pois mesmo depois do trabalho são muitas as tarefas a fazer durante a semana, e o tempo parece sempre curto – é necessário dar banho às crianças, fazer o jantar, preparar as coisas para o dia seguinte, pôr as tarefas domésticas em dia…

Porém, vale a pena usar algum desse tempo para manter toda a família entretida! Pois na verdade, são estes momentos que fazerem a diferença, pois têm a capacidade de unir a família e encher a casa com um ambiente muito positivo e carinhoso.

Ideias simples para manter a família entretida

Mesmo que tenha uma semana atarefada, esta não é uma desculpa suficiente. Se durante a semana realmente sentir que não passa tempo de qualidade com os seus filhos, aproveite os fins-de-semana para sair da rotina e experimentar coisas diferentes. Faz-lhe bem a si e aos seus!

Por isso, ao fim-de-semana, saia com os miúdos pode ir ver exposições e visitar museus, ir ao teatro, ver um filme no cinema, conhecer novos lugares, passear em jardins ou à beira-mar ou simplesmente na sua cidade… Há sempre algo a acontecer e coisas para fazer no exterior – principalmente agora, com tantas actividades direccionadas para as crianças e para a família.

No entanto, se o tempo não permitir grandes saídas, ficar em casa também não deixa de ser uma boa opção, pelo contrário! Comece, por exemplo, por relembrar como era a sua própria infância pode descobrir algumas boas ideias baseando-se no que gostava de fazer quando era criança.

Seguem algumas sugestões práticas e simples que poderão também ajudar a uma família unida e entretida:

  • Escolha jogos tradicionais e didácticos como os jogos de tabuleiro ou puzzles, ideais para alimentar o espírito de equipa;
  • Faça concursos de desenho e pintura, em que inclui todos os membros da família e estimula a criatividade;
  • Cozinhe com as crianças, fazendo bolos simples mas apetitosos para a família ou para oferecer a alguém querido;
  • Organize uma pequena caça ao tesouro em sua casa, espalhando pistas pelas várias divisões;
  • Promova o espírito aventureiro e imaginativo, montando uma verdadeira tenda no meio da sala e fingindo que estão a acampar.

Lembre-se que a imaginação sua e das crianças é o limite. A ideia é focar-se somente na família e tentar manter sempre todos muito divertidos e bem unidos!

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter