Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Uma horta em casa para a família

Para quem não tem um jardim ou um quintal, uma pequena horta em casa pode ser uma excelente ideia. É uma boa oportunidade para toda a família mexer na terra, principalmente os mais pequenos.

Se vive na cidade e os seus filhos têm pouco contacto com o campo, esta pode ser uma solução interessante e divertida para eles. Aproveite também para lhes fazer despertar maior interesse sobre a agricultura e a origem dos produtos. A verdade é que muitas vezes os mais pequenos não sabem de onde vêm os alimentos nem como vão parar à sua mesa uma horta doméstica pode ajudar as crianças a ganharem uma melhor percepção quanto a esta questão.

Ter uma pequena horta em casa pode também ser relaxante e ideal para sair da rotina, sendo uma actividade que envolve dedicação mas que não exige demasiado tempo, proporcionando-lhe muito prazer.

De facto, ao ter este espaço ganha uma experiência diferente que lhe permite lidar mais com a Natureza. E estando longe do campo, esta é a forma mais fácil de ter um pedacinho dele para si e da sua família pois uma horta permite a colaboração tanto da mãe e do pai como dos filhos.

Uma-horta-em-casa-para-a-família

As vantagens de qualquer horta doméstica

Ao contrário do que pode pensar, uma horta não exige um grande espaço exterior, podendo ser feita em qualquer cantinho, desde que seja um local arejado e com boa incidência da luz solar. Assim, poderá utilizar diversos espaços como uma varanda, o terraço ou mesmo à janela. Uma parede da cozinha com equipamento para uma pequena horta vertical também pode ser uma solução eficaz e original.

Outra opção é usar uma área comum se viver num apartamento podendo neste caso deixar de ser uma horta apenas familiar e tornando-se numa horta “comunitária”, onde todos os moradores participam.

Assim poderá ter a sua horta doméstica independentemente do espaço disponível. Através dela poderá plantar, cuidar e colher algumas verduras e legumes ou simplesmente ervas aromáticas, utilizando depois estes produtos nas suas refeições. E ao ter uma horta orgânica, também se certifica de que dá à sua família produtos bons e saudáveis.

Além disso, há ainda o lado económico da questão ao cultivar alguns alimentos, poupa  dinheiro na ida ao supermercado. Aproveite e utilize esta actividade para ensinar os filhos a poupar na alimentação. No fundo, é um pouco como voltar aos velhos tempos em todas as famílias recorriam à terra para obter os seus alimentos essenciais.

Uma horta doméstica também pode contribuir para uma maior consciência ecológica em família de uma forma divertida e didáctica, sendo mais um motivo para experimentar e neste tipo de solução em sua casa.

O cantinho das ervas aromáticas

Se chegar à conclusão que apenas tem espaço para cultivar ervas aromáticas, não desanime, pois é uma excelente opção. E pense no prazer de ter sempre à mão temperos frescos e saudáveis para acrescentar um sabor único à suas refeições familiares.

Ter um cantinho com ervas aromáticas também é uma forma de dar a conhecer aos seus filhos algumas ervas que eles desconheçam. Pode escolher alecrim, coentros, endro, hortelã, manjericão, oregãos, salsa, tomilho, etc. Acredite que toda a família terá a ganhar com qualquer horta em casa!

Para começar, já com as ervas e local escolhidos, irá precisar de alguns equipamentos, acessórios e mudas de ervas que podem ser adquiridos em supermercados ou em lojas de jardinagem. Depois é só colocar mãos à obra! Se pretender que esta seja uma actividade feita em família, não se esqueça de envolver todos desde o primeiro momento.

E se não tiver experiência prévia com agricultura ou jardinagem, muito provavelmente irá precisar de pesquisar um pouco mais ao assunto, para conhecer melhor as diversas ervas aromáticas que existem e saber como fazer o plantio das mudas, por exemplo.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of