gengivite saiba tudo sobre este problema oral

gengivite é um problema oral transversal, uma vez que não escolhe idades nem sexos, esta é considerada por muitas pessoas como um problema banal e insignificante, no entanto, em determinados casos, pode tornar-se num problema grave para a saúde oral caso esta não seja tratada numa fase inicial.

Normalmente a gengivite é caracterizada pela inflamação ou aumento da sensibilidade das gengivas, sendo este problema causado pelas bactérias presentes na placa bacteriana – película que se forma junto aos dentes.

Inicialmente as gengivas ficam frágeis e podem sangrar quando se escova os dentes, no entanto caso este problema não seja tratado nesta fase inicial através de uma boa higienização oral diária, ou através de uma limpeza efetuada pelo seu dentista, a gengivite poderá agravar-se dando assim origem à periodontite. Sendo esta fase mais grave do que a gengivite, nesta a placa bacteriana começa a apoderar-se de todo o dente incluindo a sua raiz, originando desta forma uma infeção que poderá resultar na danificação do osso e fibras que  suportam os dentes.

A periodontite, que nada mais é que uma forma de gengivite agravada, para além de estar associada a uma infeção gengival, poderá também ser caracterizada através da deslocação dos dentes, visto existir uma danificação do osso e fibras de suporte dentário. Porém caso este problema seja detetado numa fase inicial ainda poderá ser tratado de uma forma eficaz, contudo se este permanecer escondido e não for tratado aqui já poderão advir consequências muito graves para a sua saúde oral, dando assim origem a uma periodontite avançada.

A periodontite avançada é caracterizada pela destruição total do osso e das fibras que sustentam os dentes, podendo desta forma originar mobilidade dentária ou até mesmo em casos mais graves remoção e queda de dentes.

gengivite

Como saber se padece de gengivite

No entanto caso ainda persistam algumas dúvidas em relação a este problema oral eis uma forma de verificar se as suas gengivas sofrem deste problema, para isto basta analisa-las e verificar se correspondem aos seguintes requisitos:

  • Gengivas vermelhas, inchadas, doridas podendo por vezes sangrar;
  • Gengivas “descoladas” dos dentes;
  • Aparecimento de pus junto aos dentes ou gengivas;
  • Mau hálito;
  • Alteração do sabor da boca;
  • Oxilação dentária.

Ao analisar as suas gengivas, caso verifique que elas se enquadram em alguns dos requisitos anteriores deve consultar rapidamente o seu dentista para que este possa analisar o seu problema de forma a atuar em conformidade com o mesmo, desta forma vai poder evitar consequências graves que poderiam advir. Contudo caso não tenha este problema oral, lembre-se que prevenir é o melhor remédio, pois ao prevenir vai evitar qualquer aparecimento de problema oral.

Saiba como prevenir a gengivite

Para prevenir a gengivite e outros problemas orais basta efetuar diariamente uma higiene oral adequada, escovando os dentes no mínimo duas a três vezes ao dia, utilizar escovas de filamentos macios e de preferência com limpa línguas, utilizar sempre fio dental, dar preferência com limpa línguas, utilizar sempre fio dental, dar preferência a produtos orais que contenham flúor, evitar fumar e ir ao dentista regularmente de forma a efetuar exames rotineiros desta forma quaisquer tipos de alterações serão sempre detetadas a tempo.

Estas são algumas das formas que tem à sua disposição para evitar o aparecimento de gengivites e de problemas relacionados com estas, nunca descure a sua higiene oral pois esta é fundamental para que tenha sempre uns dentes bonitos e saudáveis durante anos.

Não se esqueça que cuidar da sua saúde oral é cuidar da sua aparência e beleza, afinal o seu sorriso é um elemento muito importante e fundamental para que a sua imagem se aproxime cada vez mais da mulher perfeita.

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter