Fazer exercício físico com a família

A prática de exercício físico tem um papel essencial para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa. Ao incluir atividades desportivas no seu dia a dia está a contribuir bastante para um estilo de vida mais equilibrado e saudável, pois estas atividades trazem sempre muitas vantagens.

Assim, o exercício regular tem benefícios para os sistemas respiratório e cardiovascular, fortalece os músculos e ajuda a diminuir o colesterol, o stress e a perder peso, entre outras coisas.

Fazer exercício físico é uma atividade recomendada para todas as idades, mas pode ter um especial impacto para o bom desenvolvimento dos mais pequenos. Assim, se o seu filho se habituar a fazer exercício físico desde criança, terá de certo uma vida mais tranquila e saudável.

Por tudo isto, enquanto mãe poderá pensar em iniciar uma rotina de exercícios físicos para toda a família, mas também tenha em mente que qualquer atividade física nunca deverá ser demasiado intensa para não se tornar dolorosa. Aliás, a ideia passa mais pela diversão, acima de tudo.

E como inscrever a família inteira num ginásio pressupõe grandes gastos, adote outras opções bem mais acessíveis e divertidas, que podem agradar a todos. Lembre-se que o objetivo é aliar a atividade física a bons momentos passados em família. Assim, seja dentro ou fora de casa, pais e filhos e outros membros da família podem-se juntar para se divertirem e praticarem algum desporto.Fazer-exercício-físico-com-a-família

Transformar simples brincadeiras em bons exercícios

Vivemos numa época em que as crianças estão cada vez mais sedentárias e passam mais tempo a lidar com a tecnologia do que com a natureza. Atualmente, a obesidade infantil é uma dura realidade e para inverter esta tendência é necessário apostar numa alimentação equilibrada mas também em exercício físico regular.

Os pais devem mostrar aos filhos que o desporto é divertido e se for feito em família ganha ainda um sentido mais especial. Assim, há pais que colocam os filhos em aulas de natação, ginástica, dança, futebol, artes marciais, etc. Mas mais do que isso, deve-se centrar nas atividades mais básicas, simples e acessíveis a todas as crianças.

Qual é a criança que não gosta de jogar à apanhada, fazer uma corrida, jogar à bola ou saltar à corda? Todas elas adoram poder brincar no jardim e na rua, correr e saltar livremente por isso enquanto mãe deve aproveitar esse facto e incentivar mais estas brincadeiras dinâmicas e ativas. No fundo são apenas simples brincadeiras, mas acredite que elas devem estar bem presentes durante a infância do seu filho.

Da diversão ao bem-estar

Aposte sempre no fator diversão e experimente diversas atividades para ver o que resulta melhor para a sua família independentemente das suas escolhas, o que interessa é perceber a importância da família unida e entretida, passando tempo de qualidade com todos.

Se não conseguirem praticar estas atividades durante a semana, aproveite o fim de semana para pôr em prática estas ideias. Assim, ao fim de semana não fiquem até meio da manhã enfiados na cama: levantem-se todos, tomem um bom pequeno-almoço e saiam de casa. As opções são variadas, principalmente se o tempo estiver do seu lado.

Podem pegar nas bicicletas ou nos patins e dar umas voltas em locais seguros para estas atividades principalmente se os seus filhos forem ainda muito pequenos. Os passeios de bicicleta feitos em família podem-se tornar muito divertidos e também permitem apreciar uma paisagem bonita.

Em alternativa, façam todos uma boa caminhada por um local interessante. Podem fazer pequenos passeios ao final do dia ou preparar uma caminhada maior durante o fim de semana. Assim podem respirar mais ar puro e estar em verdadeiro contacto com a Natureza.

A mãe ou o pai podem planear uma caça ou tesouro, jogos tradicionais ou outros jogos feitos em equipa. Também podem juntar toda a família no jardim para jogar à bola, por exemplo.

Se a sua família preferir atividades mais calmas e relaxantes, alguns exercícios de yoga ou pilates feitos em casa podem ser muito interessados tanto para as crianças como para os adultos.

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter