Como evitar o stresse no trabalho

O stresse é um problema que nos dias de hoje atinge cerca de 70% dos trabalhadores ativos. Existe uma grande quantidade de causas, desde o excesso de trabalho até ao possível medo de demissão. É verdade, todos os profissionais deveriam aprender a lidar com as fontes ou problemas que criam e desenvolvem este problema da melhor forma possível. Leia as nossas dicas e aprenda a evitar stresse no trabalho:

– Identifique a situação. A primeira coisa que você tem que fazer é determinar se tem ou não controle sobre uma situação que possivelmente pode provocar irritabilidade. Por exemplo, nem sempre é possível ter o controle sobre o comportamento de outra pessoa. A partir daqui, o profissional terá a tarefa de perceber se consegue conviver com a situação ou se a melhor opção é fugir dela. No caso da ocasião gerar muito desconforto, a alternativa poderá ser uma mudança de área ou pesquisar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Se os seus valores e sonhos não estão totalmente de acordo com a proposta que lhe foi oferecida, a melhor coisa que pode fazer é sem dúvida alguma procurar um novo emprego.

– Nunca aja por impulso, nem fique na defensiva. Qualquer profissional que sofra deste problema, deverá identificar os sintomas do estresse. Quando eles aparecem, é sempre necessário adotar um comportamento bastante racional. Na maioria das vezes, o trabalhador incorpora uma conduta defensiva por dificuldades em conseguir gerir o stresse, no entanto, por vezes uma simples conversa com o chefe da empresa onde você trabalha poderá solucionar rapidamente o problema.

– Controle o seu tempo. É completamente necessário realizar pauses durante o expediente. De duas em duas horas, realize pausas de cinco minutos. Durante este tempo poderá ir tomar um rápido café. O profissional também deverá planear o seu dia de trabalho, e considerar os imprevistos que podem acontecer. Pois quando estes acontecerem possivelmente terá de reorganizar todas as suas tarefas.

– Cuide o máximo que puder da sua saúde. Os trabalhadores que conseguem adotar um estilo de vida totalmente saudável conseguem recompor-se das situações mais stressantes com uma velocidade muito maior. As recomendações principais é ter as horas corretas de sono, alimentar-se de uma forma adequada e claramente praticar atividade físcia. Outra dica importante é praticar exercícios de relaxamento, por exemplo a respiração abdominal profunda poderá trazer um conforto físico e uma grande tranquilidade emocional.

– Trabalhe por estímulo. Mesmo que a atividade que você realize não lhe dê o prazer desejado, você deve sempre compreender que por vezes é preciso passar por etapas menos desejadas para alcançar os sonhos, metas e objetivos principais da sua vida. Por exemplo, um trabalhador quem o desejo de possuir a sua própria empresa no ramo das vendas provavelmente irá precisar primeiro de passar pela experiência de ser um vendedor, e após isso subir para o cargo de supervisor, e no futuro talvez até ser gerente da empresa. É sempre necessário ter um “background” para conquistar a autonomia que deseja.

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