Evitar o stress

A mulher actual está notoriamente sujeita a mais stress do que há 30 ou 40 anos atrás. Actualmente temos a nosso cargo uma série de responsabilidades diferentes o que nos cria uma carga de stress muito superior.

O que a maiorias das mulheres não sabe, são as consequências negativas que o stress tem no nosso corpo, não apenas ao nível da saúde física e psicológica, mas acredite ou não, também ao nível da beleza!

Nos dias de hoje, temos, além do emprego, a lida da casa e no caso das mulheres com filhos, a educação destes a nosso cargo. Devemos ainda de encontrar tempo para as amigas e para o companheiro. Com tanta coisa para fazer e tão pouco tempo disponível é natural deixar que o stress tome conta da nossa vida.

No entanto, o stress pode ter consequências bastante graves e destabilizar o nosso dia-a-dia, reduzindo ainda mais o tempo que a mulher tem disponível.

O stress prejudica a nossa saúde e reduz o bem-estar a que todas as mulheres deveriam ter direito, devemos por isso aprender formas de o combater, minimizando-o.

evitar-o-stress

Efeitos negativos do stress na sua saúde

O stress tem implicações muito mais graves do que a maior parte das mulheres imagina! Todas nós procuramos uma vida estável, com bem-estar e com saúde. O stress tem inúmeros efeitos negativos, tais como:

A questão é que cada um deste problemas cria um novo! Os estados de ansiedade fazem com que se sinta nervosa o tempo inteiro e com dificuldades em respirar. Ficando mais nervosa, a mulher terá menos paciência para lidar com pessoas importantes da sua vida.

O stress pode, sem que a mulher se dê conta, criar problemas no seu seio familiar e no seu local de trabalho.

Também em questões de beleza, o stress pode influenciar. A pele ao estar sujeita a contínuos estados de ansiedade envelhece prematuramente, dando-lhe um ar cansado e desgastado.

O stress também irá atacar a sua saúde e a sua forma física, a mulher stressada tem tendência a comer mais como forma de aliviar o stress. Esta atitude irá sem dúvida fazer com que ganhe peso e se sinta desconfortável consigo mesma.

É importante evitar o stress, cuide de si e da sua saúde.

Como evitar o stress

Apesar do stress ser um flagelo comum na nossa sociedade actual, existem técnicas que a mulher pode usar para o reduzir, as quais destacamos:

  • Organize o seu dia;
  • Faça exercício físico;
  • Durma pelo menos 7 horas por noite;
  • Passeie ao fim-de-semana;
  • Faça jogos com os seus filhos;
  • Veja um filme com a sua cara-metade;
  • Entre outras.

Existem muitas formas de evitar o stress, o primeiro passo para alcançar bons resultados e melhorar a sua saúde e bem-estar, é admitir que sofre de stress.

Planeie o seu dia, escreva numa agenda tudo o que deseja fazer e indique horas para essas mesmas tarefas. A mulher quando está sob stress tem tendência a desesperar e a ocupar o seu tempo com assuntos menos importantes por forma a não encarar a realidade! Não caia nesse erro!

Planeie o seu dia e faça tudo conforme planeado, não se esqueça também de introduzir algum tempo de lazer. Afinal, uma mulher não é uma máquina, embora por vezes pareçamos, merece descansar e ter tempo para os seus hobbies.

Faça exercício físico, seja ele uma simples caminhada ou algo de maior dimensão como num ginásio. O exercício físico ajuda a descomprimir, a aliviar o stress e ainda mantém a sua forma física. Mesmo que tenha uma agenda apertada, faça pelo menos uma caminhada de 2 em 2 dias, verá que se sentirá melhor.

Ter uma boa noite de sono é vital para a sua saúde a vários níveis, restabelece o cérebro deixando-o menos cansado e ajuda a reduzir o stress. Irá sentir-se mais equilibrada e mais calma.

Aproveite o fim-de-semana e faça algo fora da rotina! Junte a sua família e passem um dia na praia ou noutro local ao ar-livre. Evite sítios com muita gente, tal como centros comerciais, isso apenas irá aumentar o seu stress.

Evite o stress ocupando os seus tempos livres, brincando com os seus filhos ou passando algum tempo com o seu companheiro. Coloque-os na agenda, eles são tão ou mais importantes que os seus outros compromissos.

Faça mais por si e pela sua saúde! O stress é um flagelo da sociedade que facilmente conseguirá retirar-lhe qualidade de vida e bem-estar.

Reconheça que sofre de stress e siga estas sugestões para o minimizar. Fale com o seu companheiro, explique-lhe a situação e com certeza que ele terá todo o gosto em ajudar. Peça-lhe ajuda em certas tarefas, divida o fardo que carrega. Verá que ficarão todos mais felizes, com mais saúde e com mais qualidade de vida!

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter