Escolher o nome do bebé

Ser mãe é um momento único na vida de uma mulher, que traz muita emoção e felicidade ao casal. A decisão de ter filhos implica uma nova responsabilidade, traz mudanças para a família, exige vários cuidados e necessita que se tomem decisões, nomeadamente a escolha do nome do bebé.

Com a chegada do segundo filho, por vezes a escolha é mais fácil mas nem sempre isso acontece; a situação depende do casal em questão, que nem sempre está de acordo.

Este aliás é um dos principais problemas que podem surgir se os gostos da mulher e do homem são muito diferentes, por vezes torna-se complicado encontrar um nome que agrade aos dois. Para algumas pessoas a escolha até é bastante óbvia. Muitas mulheres já selecionaram alguns nomes para os seus filhos, mesmo antes de pensarem em engravidar. Neste caso, é apenas preciso certificar-se que o pai também concorda com as suas preferências.

Mas escolher o nome do seu filho nem sempre é tarefa fácil: as hipóteses são muitas e há opiniões diversas por todo o lado. No entanto, a opção deve ser feita de forma consciente  entre os pais. Claro que pode pedir opiniões e aceitar sugestões de outros familiares e amigos, mas no fundo a decisão deverá ser sempre dos progenitores. Não caia no erro de se decidir por um nome unicamente para agradar pais, sogros, avôs ou outras pessoas. Escolha-o apenas se estiver de acordo com o nome em questão e nunca por sofrer algum tipo de pressão familiar para o fazer.

Escolher-o-nome-do-bebé

A importância de uma decisão consciente e adequada

O nome é atribuído ao seu filho assim que ele nasce, fazendo parte dele desde o seu primeiro momento de vida. E na verdade, o nome é simbolicamente a primeira coisa que dá ao seu filho e que o ajudará a construir a sua identidade. Esta é uma decisão francamente importante, pois afinal é algo que em princípio lhe irá acompanhar para toda a vida.

Lembre-se que o seu filho será chamado sempre pelo seu nome próprio, por isso esta é uma escolha que deve ser pensada para o bem-estar do seu filho. Nomes muito estranhos (quando são aceites) por vezes levam a criança a ter mais motivos de desgosto do que de orgulho e no futuro, podem fazer com que queira trocar de nome.

Se por exemplo está a ponderar num nome com origem numa língua diferente, tenha alguma atenção pois a pronúncia em português pode não resultar tão bem como o nome na sua forma original. Além disso, será bastante provável que um nome estrangeiro e pouco conhecido seja alvo de erros de grafia ou simplesmente de olhares de estranheza.

Tenha também cuidado ao pensar num nome para homenagear o seu músico ou ator preferido pense se este nome é ou não adequado para o seu filho, pois a escolha não deve der feita apenas por vaidade pessoal ou capricho.

Em busca de uma boa sonoridade e compatibilidade

O homem e a mulher, quanto pais, devem pensar na sonoridade do nome, afinal é isso que se irá salientar. Mais do que saber a origem ou qualquer significado que o nome poderá ou não ter, a forma como é dito e ouvido é muito importante. Uma sonoridade bonita depende também da conjugação do nome próprio com os sobrenomes.

O teste a fazer para qualquer nome que lhe agrade é dizê-lo em volta alta sozinho, com todos os sobrenomes e também unicamente com o último. Se já tiver mais filhos, tente fazer o mesmo exercício mas apenas com os nomes próprios dos seus filhos. Esta é uma situação que irá acontecer muitas vezes para os chamar em diversas situações do quotidiano para jantar, tomar banho, deitar, vestir, etc., por isso convém que soe e resulte de forma adequada.

De resto, poderá também procurar um pouco de originalidade evitando nomes já existentes na família ou os nomes que estejam na moda, por exemplo. Nomes demasiado comuns perdem um pouco a graça e o seu filho será apenas mais um no meio de tantos outros quando entrar para a escola. Porém, nomes exageradamente exclusivos, com sonoridades estranhas e pronúncias difíceis trazem problemas. Assim, precisa de encontrar um equilíbrio entre aquilo que resulta, gosta e seja interessante para o seu filho.

escolha do nome pode ser uma missão difícil, mas é também uma fase engraçada na preparação da chegada do seu filho. Um nome simples e clássico é sempre uma aposta segura, mas se pretende diversificar um pouco escolha algo mais original mas sem exagerar.

0 0 votes
Article Rating
Mulher entre muitas outras! --
Subscribe
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido !!
0
Would love your thoughts, please comment.x