Dieta da fertilidade

Nem todas as dietas têm o intuito de possibilitar uma perda de peso, existindo também a dieta para engordar por exemplo. Mas neste caso, a dieta da fertilidade não apresenta nenhum destes objetivos este é um regime alimentar que pretende ajudar as mulheres a ficarem mais saudáveis e a potencializar a sua fertilidade.

De facto, nem sempre a importante decisão de ter filhos corresponde a uma gravidez imediata; para acelerar o processo, a dieta da fertilidade pode mesmo ser uma ajuda preciosa.

E no fundo, o segredo desta dieta está simplesmente em fazer algumas substituições na sua alimentação, substituições que pretendem ser fáceis e acessíveis, até porque a dieta da fertilidade é moderada e pouco complexa.

Com a dieta da fertilidade a mulher consegue mais facilmente reduzir os seus níveis de stress e ansiedade que muitas vezes aumentam quando tenta engravidar sem sucesso. Assim sendo, esta solução tão simples poderá ser uma boa alternativa a processos de fertilização dispendiosos e nem sempre necessários

O conselho é começar por pôr em prática estas dicas para uma alimentação cuidada e focada para a fertilidade se não forem suficientes, aí sim a mulher deverá ponderar outras opções. Lembre-se também que esta dieta não é milagrosa nem contempla todos os casos: existem casais com problemas graves que os impedem de ter filhos, assim, tenha em mente que a dieta da fertilidade é apenas uma boa aliada para a mulher que deseja engravidar.

Dieta-da-fertilidade

Algumas dicas para aumentar a fertilidade

Pôr em prática a dieta da fertilidade implica fazer algumas, porventura pequenas, mas importantes alterações na sua alimentação diária.

Esteja atenta às gorduras

Como já deve saber, as gorduras não são todas iguais, ou seja, não são todas más e por isso, é essencial estar atenta e saber quais a gorduras que pode ou não consumir. Desta forma, deve-se manter afastada da gordura trans (considerada a pior de todas) pois este tipo de gordura aumenta muito o risco de infertilidade.

Por outro lado, a gordura rica em omega 3 e 6 é considerada uma gordura boa e é bem-vinda por ajudar também na fecundação. Este tipo de gordura está presente no azeite, salmão, sardinha, linhaça, amêndoa, etc.

Prefira a versão integral

Os cereais e grãos feitos com farinha branca possuem hidratos de carbono considerados simples, enquanto que os mesmos alimentos na sua versão integral apresentam hidratos de carbono complexos que são mais saudáveis e também diminuem o risco de provocar uma ovulação irregular.

Tendo em conta o exposto, recomendamos que troque o pão branco,o tipo mais comum, pelo pão integral, e faça o mesmo com as bolachas, cereais, massas, arroz, entre outros.

Consuma menos carne vermelha

Relativamente ao consumo de carne, desaconselhamos que o deixe de fazer, não precisando de deixar de comer carne, no entanto deverá reduzir a sua ingestão enquanto procura engravidar, isto porque as grandes quantidades de proteína animal presentes na carne vermelha prejudicam a fertilidade ovulatória.

Em vez de carne poderá sempre optar por comer mais peixe ou ainda escolher a soja como fonte de proteína vegetal, contribuindo isto para um regime alimentar mais saudável, rico e equilibrado.

Cuidados redobrados com as bebidas

Para se manter hidratada, é essencial que a mulher beba muita água, inúmeros especialistas recomendam cerca de 3 litros por dia. Isto não só a ajudar a repor a água perdida através do suor ao longo do dia, como também contribuirá para que coma menos, ajudando-a a perder peso.

No entanto, é sempre aconselhável que tenha cuidado com outras bebidas, devendo moderar a ingestão de café e chás com cafeína, como também reduzir o consumo de álcool e dos refrigerantes com muito açúcar.

Tire partido do ácido fólico e do ferro

Ao promover a renovação das células, o ácido fólico tem um papel muito importante desde a fecundação até ao fim da gestação, devendo também estar presente em qualquer dieta para grávidas. Por isso, inclua nas suas refeições alimentos como a soja e vegetais verde-escuros como o agrião, espinafre, etc.

Já alimentos como a couve, beterraba, lentilha ou frutos secos são ricos em ferro e também deverão estar presentes na sua alimentação, já que a falta deste mineral poderá reduzir o sucesso da ovulação.

Sugestões para refeições da dieta da fertilidade

Para a ajudar a planear as suas refeições elaboramos um pequeno menu que lhe poderá servir como fonte de inspiração para criar as suas próprias refeições de acordo com os seus gostos e necessidades.

Pequeno-almoço

  • 1 copo de leite ou iogurte integral, 2 colheres (sopa) de flocos de aveia, 1 colher (sobremesa) de amêndoas, 1 banana pequena;
  • 3 colher (sopa) de abacate amassado com limão, 1 colher (chá) de mel, 2 colheres (sopa) de cereais integrais.

Almoço

  • 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, tomate e pepino, 3 colheres (sopa) de beringela cozida, 1 posta grande de salmão grelhado em crosta de sésamo, 2 colheres (sopa) de arroz integral;
  • 1 chávena (chá) de massa integral com molho de tomate, 3 colheres (sopa) de atum, 1 chávena (chá) de brócolos cozido, 1 colher (sopa) de beterraba ralada.

Lanche da tarde

  • 1 ovo cozido, 1 fatia de pão integral, 1 chávena de chá verde;
  • 3 ameixas pretas, 6 amêndoas, 1 chávena de chá verde.

Jantar

  • Salada de grão de bico, quinoa, alface, agrião e tomate cereja, 1 fatia média de manga, 1 colher (sobremesa) de azeite para temperar.
  • 1 prato fundo de sopa de vegetais com lentilhas, 1 fatia grossa de tofu, 3 torradas integrais.

Ceia

  • 1 chávena (chá) de morangos com 1 colher (sopa) de iogurte natural e 1 colher (sopa) de linhaça triturada;
  • 1 batido feito com 1 copo de leite de soja, 1 pera e 1 colher (sopa) de linhaça triturada.

Se deseja engravidar brevemente pondere começar por alterar alguns dos seus hábitos alimentares através da dieta da fertilidade.

0 0 votes
Article Rating
Mulher entre muitas outras! --
Subscribe
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido !!
0
Would love your thoughts, please comment.x