Cuidados a ter na Gravidez

Ser mãe é uma experiência maravilhosa para qualquer mulher, no entanto, se for mãe pela primeira vez, é natural que esteja preocupada e queira saber quais os cuidados na gravidez.

Atualmente, estar grávida não requer cuidados especiais, pois o nosso corpo está totalmente adaptado para transportar um bebé dentro de nós. No entanto, existem algumas dicas que o Mundo da Mulher lhe pode dar para tornar a sua gravidez mais fácil.

No entanto, não esteja sempre preocupada com os cuidados na gravidez, lembre-se de aproveitar esta experiência tão especial para uma mulher.

Tenha uma gravidez tranquila

A maior parte dos cuidados na gravidez são apenas questões de bom senso, no entanto, vamos recordar aqueles detalhes que por vezes passam despercebidos.

Não se esqueça que o maior cuidado que pode ter na gravidez é consultar regularmente o seu médico. Exames médicos nunca devem ser descurados, pois apesar da futura mãe poder ter alguns cuidados na gravidez, nada substitui os exames médicos.

Trabalhar na gravidez

Se não tiver uma gravidez de risco, não necessitará de grandes cuidados na gravidez enquanto trabalha. Poderá inclusive ter a sorte de conseguir trabalhar até ao final da gravidez.

No entanto, deverá ter em conta o tipo de trabalho que efetua, pois se tiver que realizar grandes esforços físicos, poderá ter de interromper o trabalho mais cedo.

A futura mãe também não deverá estar sujeita a grandes pressões psicológicas, pois, dependendo da mulher, poderá causar algumas complicações, procure estar o mais relaxada possível.

Tente não estar sempre sentada nem sempre em pé, nestes casos o melhor é encontrar um equilíbrio, isto para não ficar com dores.

Evite também trabalhar com sapatos de salto alto, pois o seu corpo já estará suficientemente sobrecarregado.

Viajar durante a gravidez

Ao conduzir, tente sempre ajustar o banco de forma a estar confortável e ter tudo o que necessita perto de si.

O cinto de segurança, nunca deve ficar por cima da barriga, portanto coloque a faixa horizontal por baixo da barriga.

Existem ainda alguns cuidados na gravidez relacionados com transportes públicos.

Utilize sempre os lugares destinados a grávidas, principalmente nos últimos meses, de forma a estar protegida de encontrões e eventuais solavancos.

Medicamentos na gravidez

Se é uma futura mãe que está preocupada com os cuidados na gravidez, este ponto será certamente o mais importante.

Não tome medicamentos sem falar com o seu médico!

É muito importante que verifique se os medicamentos podem ou não ser tomados por mulheres grávidas, e neste caso, não existe ninguém melhor para a aconselhar que o seu médico.

Se não tem possibilidade de se deslocar, ligue-lhe mas não tome medicamentos sem aconselhamento médico.

Produtos de limpeza

O cuidado com os produtos de limpeza deve fazer parte dos cuidados na gravidez.

Uma futura mãe organizada, vai com certeza desejar ter a casa pronta para o bebé, portanto fique descansada pois pode limpar a casa.

Não existe nada que comprove que a utilização de produtos de limpeza prejudicam a gravidez, no entanto, nunca é demais tomar precauções.

Pode obviamente utilizá-los mas duplique os cuidados, não inale, utilize luvas, diminua a concentração, etc.

Acima de tudo, relaxe! Aproveite este momento tão único!

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of