Conselho para combater a celulite

O termo tradicional celulite é representado pelo aparecimento de ondulações na pele. Há quem lhe chame de casca de laranja devido ao seu aspecto semelhante ao da casca de laranja.

A celulite aparece particularmente nas regiões da coxa, abdómen e braços, sendo provocada por alterações no tecido gorduroso sob a pele combinado com um má circulação sanguínea. Ou seja, a celulite envolve as camadas mais profundas da pele a derme e o tecido subcutâneo. O seu aparecimento está também relacionado com factores hormonais, com a alimentação e com uma vida sedentária.

Este termo também se refere a uma infecção bacteriana subcutânea. Staphylococcus e Streptococcus são principais tipos de bactérias que normalmente são responsáveis pela celulite. Neste tipo de infecção, as bactérias entram muitas vezes através de alguma ruptura na pele, um corte, um arranhão ou uma mordidela.

Zonas perto de úlceras ou feridas cirúrgicas, também podem originar esta infecção. Se detectar áreas muito vermelhas ou inchaço na pele, sentir dor ou ter a pele demasiado sensível, dores musculares, erupções cutâneas que aparecem do nada, então poderá estar presente desta infecção e deverá ir ao seu dermatologista.

A celulite afecta pessoas de todas as raças e idades, sejam eles mulheres ou homens. Contudo, é mais comum ocorrer em pessoas de meia idade e idosos.Conselho-para-combater-a-celulite

Prevenir o aparecimento de celulite

No caso da celulite tradicional, existe muitas pessoas que afirmam ter formas de tratamento fantásticos para eliminar a celulite, mas poucos apresentam resultados positivos. A melhor maneira e a mais eficaz consistem em reduzir o seu peso através de uma alimentação saudável e equilibrada e em fazer exercício físico. Caso tenha possibilidades económicas também é aconselhável fazer terapias com lasers, infravermelho e acupuntura.

Por outro lado, quando estamos na presença da infecção bacteriana, o caso muda de figura. Nesta situação é aconselhável ir a um dermatologista, pois o médico deverá escolher o tratamento baseado em muitos factores como a localização e extensão da infecção, o tipo de bactéria e o estado de saúde geral do paciente. A partir daí, o médico receita um antibiótico normalmente com derivados de penicilina ou outros que ofereçam resistência a celulite.

Os tratamentos para a celulite poderão ser via oral ou intravenosos, pois os antibióticos via oral nem sempre são eficazes na penetração do tecido. A celulite não é contagiosa, mas precisa de prevenção.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of