Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Como conseguir um bom emprego

De acordo com uma pesquisa realizada por uma conceituada revista de economia, apenas 8% dos trabalhadores planeiam as suas carreiras. O que significa isso? Os restantes 92%  não fazem planeamento do seu trabalho, o que faz com que seja praticamente impossível responder de outra forma  quando ocorrem problemas nas suas empresas.

Esse modo de actuar reflecte-se em empregos instáveis e insatisfação pessoal. Esta situação é agravada quando se considera que na vida de um trabalhador estimam-se 8-11 mudanças de emprego, em média, sendo que metade delas não são intencionais.

Ajuda muito planear em concreto o que fazer quando se perde o emprego, especialmente se você se desejar mover para um trabalho mais adequado. É claro que se deve procurar um trabalho que o satisfaça plenamente e que lhe dê uma enorme paixão de executar, mas como às vezes este tipo de trabalho é impossível de alcançar, temos que nos contentar com o que temos agora, e tentar incutir o mesmo alto grau de paixão, rigor e compromisso, para executar bem as coisas, pois é a única receita para o sucesso.Como-conseguir-um-emprego

Antigamente, os requisitos básicos eram focados em habilidades empregáveis ou habilidades técnicas, experiência e salário. Mas agora, dada a concorrência, tende-se a priorizar outras questões, como as habilidades sociais, habilidades de negociação, gestão de conflitos, liderança, habilidades de comunicação e qualidades pessoais, especialmente:

  • Prudência: critérios de orientação, para julgar e decidir correctamente.
  • Justiça: dar a cada um o seu dever, ser leal, honesto, tratar os outros como gostaria de ser tratado.
  • Força: ser perseverante no que deve ser feito, independentemente se os que o rodeiam gostam ou não; não desanimar quando os problemas aparecem.
  • Alegria: dizem que as pessoas mais felizes são aquelas com a melhor produtividade de todos, mas isso não é 100% acertado, pois o segredo para obter sucesso não está em fazer o que você quer, mas querer o que se faz.
  • Controle: domínio da vontade sobre os instintos. Acredite ou não, essas virtudes são essenciais para executar um bom trabalho. Numa entrevista de emprego isso é logo avaliado pela entidade empregadora, mesmo que não se aperceba disso.

Antes de mudar de emprego

Em primeiro lugar, planear, definir uma estratégia: Qual é a minha situação actual? Estou desempregado mas insatisfeito com o que faço qual o meu orçamento mensal, e assim por diante. Em seguida, definir qual o objectivo final para finalmente definir o “como” chegar lá (elaboração de uma lista de empresas do sector que pretendo e elaborar uma lista com todos os amigos e conhecidos para saber se alguém trabalha na área e se eu lhes posso pedir ajuda para pedir lá emprego.)

Assim que se perceba qual o destino profissional, comece com a preparação das próximas duas etapas elaboração de currículo e preparação para a entrevista.

Por favor note que o seu currículo é o seu rosto e o seu representante de vendas, já que neste caso estão a vender-se. E o que fazem as  empresas quando querem vender um produto? Investir em inovação, criar valor diferencial, ajustar as qualidades dos produtos às necessidades dos clientes e promovê-los claramente. Isso é o que você precisa de fazer para se poder vender a uma empresa e, portanto, deve ser reflectido no seu CV.

O próximo passo é a entrevista de emprego, que de tão importante que é, muitas vezes os melhores candidatos não são contratados, mas sim os que foram mais bem sucedidos na entrevista. É muito importante ir preparado, devendo praticar em casa as respostas possíveis para perguntas como: “quem você é”, “descreva-se em dois minutos”, “porque quer trabalhar aqui”, “quais são os seus objectivos a longo prazo”, “quais são os seus principais pontos fortes e fracos”, etc.

O ideal será chegar 5 minutos antes da entrevista, sempre com roupa formal, ter atenção aos gestos a regra de ouro aqui é pés apoiados no chão e as mãos sempre à vista dos entrevistados, sobre a mesa.

Em suma, eu poderia escrever durante horas sobre este assunto, mas não quero aborrecê-lo, pelo contrário, apenas pretendi dar-lhe algumas noções básicas para o ajudar a conseguir um bom emprego.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of