Casar ou viver juntos

Após um certo tempo de relacionamento, um casal pensa em começar uma vida a dois e surgem então duas grandes alternativas ou moram juntos ou casam.

A escolha depende dos valores e objetivos de cada casal: casais mais tradicionais preferem assumir um compromisso oficial perante os seus familiares e amigos, enquanto que alguns casais mais modernos consideram que não precisam de formalizar este compromisso perante outras pessoas. A verdade é que hoje em dia o casamento ainda é visto como algo mais sério e oficial, enquanto que a opção de morar junto parece ser mais temporária e informal.

Além disso, casar implica mais custos – principalmente se a noiva ou o noivo sonham com uma grande cerimónia. Mas independentemente da festa, existe simplesmente o custo da oficialização no cartório que já contribui para um maior gasto. E embora a questão económica por vezes afaste alguns homens e mulheres do casamento, não deve ser nunca o único aspeto a considerar, pois esta é uma decisão muito importante para qualquer casal.

Independentemente de casarem ou decidirem apenas viver na mesma casa, o homem e a mulher têm assim a oportunidade de desenvolverem e fortalecerem a sua relação. Afeto, amor, compreensão, comunicação, confiança e respeito devem estar presentes pois são bases essenciais para qualquer convívio duradouro e saudável, com ou sem papel assinado.Casar-ou-viver-juntos

Casais que moram juntos

Morar junto é uma decisão algo moderna, pois este tipo de situação não era aceitável há uns bons anos atrás, em que seria imoral uma mulher e um homem viverem debaixo do mesmo teto sem oficializarem a sua situação.

E atualmente, viver junto sem papel passado é algo que ainda faz confusão a algumas pessoas principalmente aos pais e avós dos intervenientes, que possivelmente ainda têm uma visão mais tradicional de como um casal deve agir. Porém, é importante salientar que esta é uma decisão que cabe ao casal e não devem casar ou deixar de o fazer simplesmente para agradar alguém ou por sofrerem alguma pressão nesse sentido.

Assim, independentemente do homem e da mulher serem ou não adeptos fervorosos do casamento, podem ver a possibilidade de morarem juntos como um teste à sua própria relação. Com esta nova realidade, o casal passa a conviver diariamente e têm de aprender a lidar um com o outro, sabendo respeitar os seus hábitos e diferenças. As dificuldades comuns do dia-a-adia põem à prova a capacidade do casal para resolver problemas e se manter unido.

Se resultar, podem continuar com esta solução ou tomar a iniciativa de casar se o desejarem. De qualquer forma, juntar os trapos e mudarem-se para um espaço só dos dois já é um passo muito importante para qualquer relação.

Mulheres e homens adeptos do casamento

Há mulheres que sempre sonharam com o seu dia de casamento a escolha do vestido de noiva e todos os acessórios, a decoração do local, a presença dos convidados, todos as atenções centradas nela e claro, o olhar de cumplicidade do noivo. Para casais que acreditam e querem apostar no casamento este significa muito mais do que assinar um simples papel. O casamento simboliza a união forte entre uma mulher e um homem que se amam, um compromisso para a vida e o início da construção de uma nova família.

Alguns casais optam pelo casamento no civil, outros pelo casamento religioso. Se não for uma pessoa religiosa, não vale a pena casar-se pela Igreja apenas porque é a opção mais tradicional: siga as suas próprias ideias e encontre o seu caminho para a felicidade.

No entanto se apenas uma das pessoas quer casar, a decisão complica-se. Para algumas mulheres o casamento traz maior sentido de segurança e estabilidade, mas é errado forçar um homem a casar quando ele é contra o casamento. Pressionar uma pessoa a fazer algo que não deseja apenas irá contribuir para um futuro atribulado e um ambiente negativo entre marido e mulher. Por outro lado, se o homem não tem uma opinião formada sobre o casamento e a mulher sonha em casar, então ele poderá ceder para fazê-la feliz sem nunca ir contra a sua opinião ou valores pessoais.

Não é pelo facto do homem ou da mulher gostarem mais ou menos um do outro que casam ou moram juntos são apenas escolhas de vida diferentes. Além disso há pessoas que simplesmente nunca desejaram casar, enquanto que outras esperam toda a sua vida por esse momento. O importante é que ambos desejem partilhar o dia a dia um com o outro e simultaneamente construir um futuro juntos. Assim, desde que procurem uma união estável e um convívio saudável, a escolha entre morar junto ou casar é meramente pessoal.

0 0 votes
Article Rating
Mulher entre muitas outras! --
Subscribe
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido !!
0
Would love your thoughts, please comment.x