Botox utilizações, benefícios e Contra-indicações

Negar a importância da imagem, da estética e da beleza, nos nossos dias, é de certo modo fechar os olhos à realidade, uma vez que esta encerra em si uma enorme importância na forma como nos apresentamos ao mundo, não só no nosso intimo, como também na nossa vida profissional.

Se há alguns anos a imagem não era um factor determinante para inúmeras situações da nossa vida, nomeadamente numa entrevista de emprego, hoje em dia podemos considera-lá só por si um requisito para o sucesso.

O envelhecimento é um processo irreversível e desta forma deve ser encarado com toda a naturalidade, todavia são as mulheres que apresentam uma maior relutância em aceitar as consequências da idade, sobretudo porque efeitos desta acabam por se reflectir mais no sexo feminino

Uma das zonas anatómicas que, sobretudo a partir dos trinta anos, mais sinais de envelhecimento apresenta é o rosto, entre os quais destacamos as rugas, as manchas e a perda de elasticidade da pele, tendo surgido nas ultimas décadas alguns tratamentos estéticos que ajudam a atenuar os efeitos da idade.
utilização-de-botox

A utilização de botox para o tratamentos das rugas

Um dos mais populares tratamentos estéticos não cirúrgicos para o combate aos primeiros sinais da idade é o botox, também conhecido como toxina botulínica. Esta substância foi inicialmente aplicada pela oftalmologia e neurologia, especialidades da medicina, para o tratamento de problemas musculares.

Actualmente, e de forma muito simples, o botox é utilizado como tratamento dermatológico na correcção dos problemas relacionados com a pele. Os tratamentos de botox consistem na aplicação de injecções em determinadas áreas do rosto, a substancia injectada actua na contracção dos músculos da face que estão na origem da generalidade das imperfeições, entre as quais as tão inestéticas rugas, conferindo assim um aspecto mais jovem e bonito a que realiza este tratamento estético.

Na realidade a aplicação de botox no rosto não elimina permanentemente as rugas, uma vez que na realidade elas nunca deixam de existir, simplesmente através do efeito de contracção elas desaparecem.

Os principais benefícios do botox

Apesar da aplicação de botox no rosto trazer inúmeras vantagens, não apenas de cariz estético, como também do foro terapêutico, destacamos as seguintes:

  • Atenuação das chamadas rugas dinâmicas, também conhecidas como rugas de expressão;
  • Redução do número e extensão das manchas presentes no rosto;
  • Aumento da auto-estima, sobretudo nas mulheres;
  • Efeito lifting nas sobrancelhas;
  • Entre outros.

Naturalmente, ao ver atenuados os primeiros sinais da idade, sentir-se-á seguramente mais jovem e bonita o que certamente contribuirá de forma decisiva para um aumento significativo na sua auto-estima, revelando uma mulher mais confiante e segura.

Contra-indicações e efeitos secundários do uso de botox

Apesar do exposto, importa referir que à semelhança de outros procedimentos estéticos invasivos, que o uso de botox acarreta um conjunto de contra-indicações e efeitos secundários que importa conhecer para assim se optar por realizar este tratamento o fazer com todas as condições de segurança.

Segundo inúmeros especialistas da área, os tratamentos de botox são contra-indicados nos seguintes casos:

  • Pessoas com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer das substancias usadas nos tratamentos;
  • Grávidas, adolescentes, recém mamâs e mulheres na menopausa;
  • Pessoas com histórico de problemas neurológicos;
  • Actores e cantores, uma vez que estes trabalham com a expressão facial;
  • Entre outros.

As situações expostas são genéricas, sendo deste modo importante que antes de se submeter a este tratamento consulte o seu especialista medico, para aferir se o formato do seu rosto, a própria anatómica muscular permitem a utilização deste tratamento estético.

Relativamente aos efeitos secundários do uso de botox, também conhecido como toxina botulínica, importa referir que estes são na maioria dos casos pouco graves e de cariz temporários, passando por:

  • Alergias nas zonas tratadas;
  • Hematomas localizados;
  • Enxaquecas;
  • Entre outros.

tratamento de botox

Onde pode ser ultilizado botox?

Esta é muito provavelmente uma das questões mais colocadas por quem pretende submeter-se a um tratamento de botox, uma vez que este apresenta algumas limitações quanto aos locais onde é utilizado.

O botox é essencialmente aplicado na face, nomeadamente na região frontal, banalmente designada como testa, na glabela (espaço compreendido entre as sobrancelhas) e na região periorbitária (região em redor dos olhos) onde se encontram as chamadas rugas periorbitárias.

utilização de botox também pode ocorrer em redor da boca e do queixo, zona muito propicia ao aparecimento de rugas, pescoço e axilas, para o tratamento do excesso de suor.

Cuidados após os tratamentos

Para maximizar os efeitos da aplicação de botox na pele, recomenda-se a adopção de alguns cuidados após os tratamentos, nomeadamente evitar:

  • A realização de tratamentos estéticos na face, tais como limpezas de pele e massagens, nas 24 horas que se seguem ao tratamento de botox;
  • O uso de cosméticos e produtos para e pele, tal como eyeliner, blush, base, cremes hidratantes, entre outros, nas 30 horas que precedem o tratamento;
  • Deitar-se logo após a realização dos tratamentos, deverá aguardar pelo menos 4 a 5 horas;
  • A pratica de exercício físico nos dois dias após os tratamentos;
  • Entre outros.

Custo, duração e resultados de um tratamento de botox

À semelhança de outros tratamentos estéticos para o tratamentos das rugas, rugas de expressão e manchas, que de certa forma consistem em alguns dos primeiros sinais da idade, os tratamentos de botox poderão ter um custo e uma duração diferente de caso para caso, uma vez que a duração destes deverão oscilar de acordo com diversos factores, nomeadamente o estado do rosto de cada pessoa e as zonas a tratar.

O custo médio de um tratamento de botox poderá oscilar entre os trezentos aos oitocentos euros, de acordo com os factores supra referidos.

No que concerne aos resultados da aplicação de botox, os seus efeitos são visíveis, na generalidade dos casos, 72 horas após os tratamentos, porém as substância injectadas continuam a actuar na região tratada ao longo de vários dias, segundo especialistas até 10 dias.

Os resultados definitivos dos tratamentos só poderão ser visíveis após alguns meses, uma vez que é necessário um período relativamente largo de adaptação do organismo.

A utilização de botox para o tratamento do excesso de suor

Recentemente a utilização de botox foi estendida ao tratamento do excesso de suor, este é realizado através da aplicação de injecções nas axilas ou palma das mãos, áreas onde a produção de suor é naturalmente mais intensa.

Os efeitos da aplicação de botox, também conhecido como toxina botulínica, ao tratamento do excesso de suor surgem após algumas semanas, sendo visível uma clara redução na produção de suor nas zonas tratadas.

Este tratamento não acarreta grandes desvantagens e contra-indicações, para além das já previamente expostos, todavia não estaremos longe da verdade ao aferir que o custo deste tipo de tratamentos estéticos e a dor provocado pela sua aplicação nas palmas das mãos serem sem qualquer dúvida duas das suas maiores desvantagens, senão mesmo as maiores.

Por fim, gostaríamos de relembrar que a realização deste tratamento deverá ser precedida por uma consulta com o seu médico especialista, como também deve ser sempre realizado por profissionais devidamente aptos, uma vez que esta será a única forma de não só assegurar a obtenção de bons resultados, como também da sua segurança.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of