Os benefícios da soja para a sua pele

A soja é um produto base numa cozinha vegetariana e vai ganhando cada vez mais adeptos, pois é uma alternativa saudável para muitos produtos tradicionais. Os grãos de soja são muito benéficos para a saúde e são utilizados em diversos produtos como leite de soja, molho de soja, etc.

Os grãos de soja comportam 38% de proteínas, 28% de hidratos de carbono, 18% de óleo, 11% de água e 5% de fibra. Além disso, também contém uma grande quantidade de cálcio, vitamina B, ferro e fosfato e isoflavonas (derivado de plantas que têm actividade estrogénica).

A soja compreende muitos benefícios para a saúde dos consumidores, incluindo a prevenção de ataques cardíacos e de doenças crónicas. Também permite controlar os níveis de colesterol, pois contém lecitina. E, ainda tem efeitos positivos sobre sintomas de menopausa e osteoporose. Alguns estudos recentes também mostraram que a soja melhora a função cognitiva e a memória verbal.benefícios-da-soja-para-pele

Soja, pequenos detalhes da sua história

O grão de soja teve a sua origem no nordeste da China e evidências sugerem que a soja foi citada há 2800anos aC por ShenNung (imperador chinês), sendo considerada uma planta sagradas por muitos anos.

Existe inclusivamente uma lenda com mais de 5000 anos que diz que um imperador durante a sua caminhada diária encontrou o deus dos Macacos ferido. Este imperador ordenou os seus guardar a levarem o Deus para o palácio e tratá-lo bem. Quando o Deus dos macacos estava completamente recuperado pediu ao imperador para lhe pedir um desejo, de forma a retribuir a generosidade. O imperador pediu para o seu povo nunca passar fome e então o Deus deu ao imperador um feijão de soja. Esta história simboliza a importância da planta de soja na cultura chinesa.

Acredita-se que em 1737, a soja foi introduzida pela primeira vez na Europa nomeadamente na Holanda e que somente em 1879 a sua produção foi utilizada como alimento para o gado. No início do século 20, a soja tornou-se um dos principais produtos de exportação da China, sendo que a partir da segunda guerra mundial, os Estados Unidos tornaram-se um dos seus maiores produtores.

A influência da soja na pele

A soja é considerada um alimento valioso eczema e em distúrbios relacionados com a pele. Uma vez que se torna desnecessário o uso de proteína animal nomeadamente carne, ovos e leite, então existe uma redução de actividades inflamatórias na pele e da produção de reacções alérgicas ou sensibilidade, que muitos consumidores têm devido a certas proteínas animais.

Assim, quando a soja é ingerida, a irritação diminui intensamente e desaparece completamente após alguns dias. Esta melhoria ocorre devido ao teor de lecitina mulsificante natural que ajuda a dispersar depósitos de gordura e colesterol em órgãos vitais.

Além disso, a soja tem a capacidade de hidratar áreas secas, enquanto diminui a oleosidade da pele cremes hidratantes que contenham soja podem ter efeitos suavizantes, ajudando a reverter também sinais causados pelo sol. Este efeito deve-se há existência de isoflavona no grão de soja.

A soja também pode melhorar a firmeza da sua pele, incentivando a produção de colagénio e promover a reparação de fibras elastinas, ou seja, quando a pele envelhece, essas fibras enfraquecem e a pele começa a ceder.

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter