Conheça os benefícios do mel

O mel será, certamente, uma das substâncias naturais mais usada, desde sempre. Certamente já terá ouvido falar de alguma receita caseira que tenha o mel como ingrediente primordial.

A realidade é que os benefícios do mel para a saúde são amplamente reconhecidos, pelo menos, desde a Antiguidade. Na Roma Antiga, já se consumia o mel no seu estado mais puro como forma de melhorar a saúde. Diz-se até ter sido comum oferecer-se mel acabado de retirar da colmeia aos convidados mais ilustres que visitassem as suas casas, precisamente por ser um remédio divino que lhes traria boa saúde. O valor era tão grande e tão reconhecido que terá chegado a ser uma alternativa ao ouro para pagar impostos.

Mas qual é o mistério? O mel não é açúcar? É sim, e até por isso mesmo não é recomendado para diabéticos. No entanto, há uma grande barreira que separa o mel do açúcar convencional. Os benefícios do mel não se limitam apenas ao sabor ao agradável (que se seria sempre um tópico discutível). O facto é que o mel é o único produto doce onde se encontram, efectivamente, nutrientes essenciais ao corpo humano, nomeadamente vitaminas, anti-oxidantes naturais, aminoácidos, enzimas, minerais, cálcio, ferro, zinco, potássio.os-benefícios-do-mel

Mel um otimo um remédio natural

Tudo isto faz do mel um remédio natural para uma série de males. As propriedades curativas do mel são conhecidas há milhares de anos, podendo ser usado para curar feridas o mel não só ajuda a combater a infecção e a ajudar o tecido a fechar, como também auxilia na redução da inflamação e de cicatrizes.

Além disso, o mel pode ser usado igualmente para auxiliar o tratamento de gripes, asma, amigdalite, problemas de circulação e musculares, de problemas digestivos como diarreia, indigestão, gastroenterites e na prevenção de úlceras estomacais. Pode ainda ajudar a fortalecer o sistema nervoso e ajuda a desintoxicar.

Utilizar o mel como substituto do açúcar aparece como uma escolha igualmente saborosa, mas decididamente mais saudável uma colher de chá de açúcar contém cerca de 40 calorias, no entanto, a mesma medida em mel conterá apenas 25. Apesar de duas vezes mais doce do que o açúcar, consegue possuir metade das suas calorias, o que o torna num pequeno prazer que pode combinar com frutas, leite e iogurtes, pães e cereais e para adoçar sumos e café. Tomado diariamente, o mel constitui uma inesgotável fonte de vitaminas que lhe darão aquela energiazinha extra para enfrentar o dia.

Os benefícios do mel na beleza

Os benefícios do mel, no entanto, não se ficam apenas pela melhoria geral da sua saúde, podendo ser igualmente um excelente ingrediente na procura pelas suas curvas perfeitas. O mel combinado com sumo de limão logo pela manhã é uma excelente forma de estimular o seu metabolismo a queimar o que está a mais.

No tratamento do acne, o mel pode tornar-se o seu melhor amigo pode fazer uma pasta de mel e canela e usar como máscara durante 1 hora antes de retirar com água (atenção a canela pode ser demasiado agressiva para alguns tipos de pele, por isso, para evitar inflamação, experimente a pasta no pulso, por exemplo, para se certificar que não faz qualquer tipo de reacção alérgica) ou, se preferir, aplique apenas mel puro sobre a área desejada, depois de devidamente limpa.

O mel é igualmente um excelente hidratante, ideal para o tratamento de lábios gretados, irritações provocadas pelo frio ou queimaduras.

Por isso, da próxima vez que for às compras, não se esqueça de adicionar o mel na sua lista. A melhor opção seria mel orgânico não só tem a garantia que o mel foi colhido em plantações que não utilizam químicos ou pesticidas, como também sabe que não foi aquecido ou processado, já que o calor destrói grande parte dos nutrientes do mel.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of