Como aliviar dores de cabeça

 Sintomas e causas vulgares

 

Uma dor surda que parece apertar a cabeça como uma faixa; os musculos do pescoço estão tensos; os sintomas melhoram com o relaxamento – tensão.

Dores de cabeça recorrentes com visão de pontos brilhantes, náuseas, seguidas de dor latejante num dos lados da cabeça, dura horas, raramente dias – enxaqueca.

A gripe, constipação ou bronquite podem provocar dor de cabeça, além de febre, tremores e dores musculares – infecções sem gravidade.

Depois de uma constipação de cabeça, há dor em redor dos olhos e uma dor surda, persistente, na testa; perda de olfacto – sinusite.

Dor latejante, náuseas moderadas após exposição a um sol quente – insolação.

Sintomas e causas menos provaveis

 Se a dor de cabeça é súbita e intensa, as possibilidades incluem meningite, hemorragia cerebral e inflamação das arterias temporais. Se a dor é acompanhada por sintomas de disturbio no cerebro, como epilepsia, paralisia ou alteração da personalidade (aumento de irritabilidade, negligencia das tarefas quotidianas ou perdas de memoria, por exemplo), existe a possibilidade de um tumor ou infecção no cerebro.

Tratamentos convencionais

 Na maioria das dores de cabeça, tomar 300-600 mg de aspirina de 8 em 8 horas ou 1g de paracetamol de 6 em 6 deve aliviar a dor. Pode obter na farmacia preparados mais potentes com codeína, mas não os tome todos os dias – tomados regularmente, podem agravar as dores de cabeça.

 Para a tensão, faça uma pausa, repouse e experimente técnicas de relaxamento.

 Nas enxaquecas, tome imediatamente um analgésico. Se esperar até ter enjoos e vomitar, o seu organismo terá mais dificuldade em absorver os analgesicos. Peça ao médico um medicamento contra as náuseas e ainda que o informe sobre os tratamentos preventivos altamente eficazes e se poderá segui-los.

 Para a sinusite, faça inalações mentoladas.

 Nas dores de cabeça das crianças, que habitualmente acompanham pequenas infecções e raramente têm causas graves, trate os menores de 12 anos com paracetamol e nunca com aspirina. Contudo esteja atenta a quaisquer sintomas alarmantes, especialmente uma erupção cutânea arroxeada. Fale ao médico se estiver preocupada.

 

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of