A alimentação como forma de combater o stress

Durante períodos de stress elevado ou em períodos cheios de pressão, a mulher tende a ganhar peso ou a perder centímetros. A primeira reacção da mulher quando está com sensação de ansiedade ou pânico é comer qualquer tipo de comida, nomeadamente cheia de calorias. Desta forma, as mulheres pensam que estão a lidar com os seus problemas emocionais, mas enganam-se.

Segundo os nutricionistas, a melhor maneira de gerir o stress é simplesmente comer uma dieta equilibrada e saudável todos os dias, para ajudar a manter-nos calmos independentemente da vida que levamos. Assim, quando olhar para si e se sentir melhor, não terá dúvidas sobre isto.

Recomenda-se uma dieta rica em frutas e vegetais frescos cheios de vitaminas, fibras e fitoquímicos (substâncias naturais encontradas em plantas) 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Além disso, também se recomenda o consumo de alimentos que tenham flavonóides como quercitrinas (presente nas maçãs) para reduzir a febre, a asma, o eczema e alimentos que contenham isoflavonas (presentes na soja) para reduzir o colesterol.
alimentação-como-forma-combater-stress

Alimentos que ajudam a combater o stress

Tendo em conta tudo o que foi abordado anteriormente, torna-se uma questão de moderação e equilíbrio, que a ajudará a mantê-la sempre em pé e com o melhor rosto na sua cara.

Alimentos Integrais

Hoje em dia enaltecemos a variedade de alimentos integrais como o arroz integral. Ao contrário dos alimentos brancos (massas, batatas, açúcar, pão), os carboidratos adquiridos nos alimentos integrais aumentam a serotonina – ajuda a evitar a depressão e a ansiedade. Além disso, estes alimentos também possuem o ácido fólico que está associado ao aumento da felicidade.

Iogurte Grego

O iogurte grego tem uma excelente razão para ser devorado: é uma rica fonte de probióticos – ajudam a impulsionar o sistema imunológico e a impedir o crescimento de bactérias nocivas que podem levar a infecções – e cálcio (importante para manter ossos e dentes fortes) e potássio (directamente ligado a elevação do humor). Portanto, uma porção diária de um iogurte grego fará com que esteja mais feliz.

Ómega

Salmão e nozes são os ómegas que melhor fazem à sua saúde. Os ómegas, também chamados de ácidos graxos, ajudam a pele a tornar-se mais suave, macia e hidratada ajudando o seu corpo a cumprir as suas funções gerais. O salmão também é rico em vitamina B12, que ajuda a impulsionar o seu humor e espírito.

O ovo

Os ovos são outros alimentos que podem ajudar a reduzir o stress, mas não devem ser consumidos exageradamente senão contrariam o efeito desejado. Este alimento é rico em vitaminas D e B-12 e rico em proteínas, ajudando a elevar igualmente o humor.

Chá Verde

Troque o seu refrigerante pela sua chávena de chá verde, que lhe oferece um aumento de cafeína necessária e que o ajuda a reduzir qualquer tensão, não lhe provocando tremores. Alguns estudos mostraram que beber 2 chávenas deste chá por dia fará reduzir o risco de ter cancro. Bebido a quente torna-se super relaxante e é óptimo para emagrecer.

Vitamina E

Alimentos que tenham vitamina E, ajudam a proteger as células da pele de radicais livres e da luz do Sol e são uma óptima maneira de a manter saudável após alguma infeção. Ajuda-o a ficar mais calmo e menos preocupado. O abacate e o espinafre são bons exemplos.

Partilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter