Acne durante a gravidez – Parte 2

Como consideramos no primeiro artigo desta série, é normal que durante a gravidez a mulher fique mais propensa ao aparecimento de acne, apesar de ser também normal, em alguns casos de mulheres que já costumam ter este problema, a acne desaparecer.

Nos casos das mulheres que começam a ficar cheias de borbulhas, é natural que surjam diversas perguntas sobre o assunto. A seguir, passaremos a responder a algumas dessas perguntas.

Existe Algo Que a Mulher Possa Fazer Para Evitar a Acne Durante a Gravidez?

A resposta é não! É impossível tomar medidas para evitar o aparecimento de acne à superfície da pele durante a gravidez.

Neste período, o número de andrógenos aumenta, fazendo com que as glândulas sebáceas aumentem, e consequentemente as borbulhas comecem a surgir.

Mas Há Algo Que Se Possa Fazer Para Reduzir os Seus Efeitos?

Sim, existe! Seguem-se algumas dicas que a poderão ajudar:

  • Lave cuidadosamente o seu rosto com um sabão suave duas vezes por dia.
  • Não esfregue o rosto com uma toalha, visto que isso pode irritar a pele e piorar o problema. Em vez disso, use as mãos para lavar cuidadosamente o seu rosto.
  • Afague a sua pele enquanto está seca, em vez de a esfregar.
  • Se você costuma usar um creme hidratante, certifique-se que é livre de óleo.
  • Não esprema, esfregue, ou fure as suas borbulhas pois isso vai agravar o problema e pode fazer com que fique com cicatrizes.
  • Se você costuma usar maquilhagem, use produtos que sejam à base de óleo e que tenham escrito no rótulo “Não-Comedogénico”.
  • Certifique-se de lavar da sua cara toda a maquilhagem antes de ir para a cama.
  • Pergunte ao seu médico se pode usar gel ou loções medicadas anti-acne, antes de as usar. Peça-lhe uma lista dos ingredientes que não são seguros para mulheres grávidas, para que possa consultar nas embalagens de produtos anti-acne, antes de os comprar.
  • Se o seu problema de acne for grave, o melhor mesmo é consultar um dermatologista.

Será Que Todos os Cremes e Medicamentos Anti-Acne São Proibidos Durante a Gravidez?

Não! Existem alguns tratamentos que podem ser feitos. Por exemplo, é considerado seguro o uso cremes antibióticos que contenham eritromicina ou clindamicina, desde que estes sejam prescritos pelo médico que acompanha a sua gravidez.

No próximo artigo desta série iremos considerar quais são alguns dos medicamentos anti-acne que a mulher grávida não pode mesmo usar.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of