Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Acabe com as dores de costas

As dores de costas e a sensação de desconforto que isso acarreta são um problema muito comum a toda a população Portuguesa, e apesar de nos desculparmos com a idade, os motivos que estão na base deste problema poderão ser bem diferentes.
Sabia que, em média, um terço da nossa vida é passada a dormir? O mesmo será dizer que uma grande parte da nossa vida é passada na cama. Tendo em conta o exposto, é importante que se aperceba da importância que esse tempo poderá ter no seu bem estar e saúde, sendo importante que para tal aposte na compra de um bom colchão.

Hoje em dia, a oferta é relativamente ampla neste tipo de produto, existindo algumas propostas que devido à sua excelente relação benefícios/custos destacamos, os colchões ortopédicos, que quando comparados com os colchões convencionais apresentam um número significativamente superior de vantagens para a sua saúde física e mental.
Acabe-com-dores-de-costas

Benefícios dos colchões ortopédicos nas dores de costas

Como previamente exposto, a utilização de colchões ortopédicos acarreta um vasto conjunto de benefícios para a sua saúde, nomeadamente na prevenção de problemas musculares e da coluna, uma vez que no fabrico destes são utilizados materiais com comprovados efeitos positivos.

Um excelente exemplo dos benefícios dos colchões ortopédicos face aos colchões convencionais, é a utilização da chamada espuma de memória, que comparada com os tradicionais colchões de molas, adapta-se ao seu corpo não sobrecarregando as suas articulações e músculos moldando-se em redor do seu corpo, o que inevitavelmente se traduzirá numa maior sensação de relaxamento e numa melhoria da sua qualidade de vida.

Outro exemplo paradigmático é a resistência apresentada pelos colchões ortopédicos, que face aos colchões de molas tem um período de vida consideravelmente superior, uma vez que estes vão gradualmente perdendo a capacidade de suportar o seu corpo como um todo.

No que concerne ao descanso, os colchões ortopédicos proporcionam-lhe um sono mais relaxando ajudando o seu corpo a descansar, ao contrário dos colchões convencionais que não contribuem de forma algo deficiente para aliviar a tensão do seu corpo, resultando isto numa pior noite de sono e numa sensação de cansaço e rigidez ao acordar.

Um facto que comprova os inúmeros benefícios deste tipo de colchão, prende-se com a crescente procura deste tipo de produto por pessoas que não padecem de grandes problemas de saúde, nomeadamente maleitas musculares.
colchões-ortopédicos

Tipos de colchões ortopédicos

Sabendo de antemão que não existem pessoas iguais, e que cada uma destas tem características e necessidades muito particulares, faria pouco sentido haver apenas um tipo de colchão ortopédico.

Actualmente, existem no mercado vários tipos de colchões ortopédicos, cada um com características, benefícios e indicações muito próprios,  sendo importante que conheça todos para que no momento da compra saiba qual o mais indicado para si e para as suas necessidades.

Como em tudo na vida, a pressa é muitas vezes nossa inimiga, a opção por um tipo de colchão em detrimento de outro deve ser pautada segundo alguns factores, nomeadamente o conforto, tipo de suporte, alinhamento, material, entre outros, não necessariamente por esta ordem.

Destacamos alguns tipos de colchões ortopédicos:

  • Colchões felpudos – este tipo de colchão ortopédico é conhecido pela sua flexibilidade, resultado das várias camadas de espuma, o que lhe confere um maior grau de conforto elevado;
  • Colchões ultra felpudos – este tipo de colchão é em tudo semelhante aos colchões felpudos, todavia apresentam um grau de conforto superior a estes, uma vez que é composto por várias camadas de espuma muito espessas;
  • Colchão “sleep number” – este tipo de colchão ganha diariamente mais adeptos, são compostos por estruturas com pequenas câmaras de ar em vez das tradicionais molas, possuem um comando que permite-lhe regular o nível de firmeza de acordo com as suas necessidades;
  • Colchão rígido e semi-rígido – estes tipos de colchão são recomendados por inúmeros especialistas, uma vez que são indicados para quem padece de problemas musculares ou de coluna, a diferença entre os rígidos e semi-rígidos assenta apenas no nível de rigidez;
  • Colchão de espuma de memória – este tipo de colchão ortopédico é de todos os colchões ortopedicos um dos mais populares, senão o mais, é composto por poliuretano que permite ao colchão moldar-se ao seu corpo, conferindo assim um nível de conforto muito superior face aos demais;
  • Colchão “tempur” – este tipo de colchão apresenta algumas características semelhantes aos dos colchões de espuma de memória, todavia tal como o nome indica age de acordo com o calor humano conferindo um conforto adicional;
  • Entre outros.

Escolher um colchão ortopédico que ajude a evitar as dores de costas

Uma das tarefas mais complicadas no que concerne aos colchões ortopédicos é a própria compra destes, uma vez que a generalidade das pessoas, tanto homens como mulheres, desconhecem quais os factores que realmente poderão determinar uma boa ou má escolha.

Antes de mais deverá por algumas condicionantes de lado, uma vez que o que realmente importa, para além do conforto e qualidade, é se o colchão que pretende comprar se adapta ao seu corpo e responde positivamente as suas necessidades e carências.

Um bom exemplo do exposto é o facto de actualmente existirem no mercado alguns colchões que apresentam benefícios muito variados, todavia nem sempre estes são os mais recomendados, uma vez que este efeito polivalente pode traduzir-se apenas em pequenos benefícios que nada tem a haver com as suas necessidades, podendo estar a adquirir um colchão que não responderá as suas necessidades.

Outro aspecto para o qual alertamos é que da mesma maneira que um colchão ortopédico com um preço elevado não é sinonimo de qualidade, um colchão muito barato também não será certamente uma boa opção, assim não deverá escolher um colchão de acordo com o seu preço mas sim, em parte, na relação benefícios/custos que o mesmo apresenta.

Ainda no aspecto financeiro, recomendamos-lhe que não se limite apenas as chamadas lojas “físicas”, uma vez que hoje em dia existem inúmeras lojas online que apresentam um redução no preço final bastante significa, uma vez que ao contrário das primeiras não tem um conjunto de custos que uma loja convencional acarreta.

Por último recomendamos-lhe ainda que antes de optar por um determinado colchão ortopédico, deverá experimentar vários, não devendo ter vergonha de se deitar sobre estes para assim aferir o conforto que lhe proporcionam.

A título de conclusão, tendo em conta que um terço da nossa vida é passado na cama, torna-se importante que pense em tirar o máximo de benefícios durante o tempo que passa a dormir!

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of