Acabe com a caspa de uma vez por todas

Não estaremos muito longe da verdade ao aferirmos que, de certa forma, a imagem é um dos requisitos para o sucesso da nossa vida pessoal e profissional, se em tempos esta era renegada para segundo plano ou simplesmente posta de parte, hoje em dia torna-se cada vez mais preponderante na nossa vida.

No nosso entender existem dois aspectos determinantes para termos uma boa imagem, o primeiro é a roupa que vestimos e o segundo, e porventura mais importante, o estado e penteado do nosso cabelo.

Atribuímos uma clara importância ao seu cabelo uma vez que poderá estar certamente muito bem vestida, mas no caso de o seu cabelo ter um ar descuidado e pouco tratado de nada lhe adiantarão as roupas, uma vez que globalmente a sua imagem não será certamente a melhor.

A importância de um cabelo sem caspa

Um dos grandes inimigos do seu cabelo e por conseguinte da sua imagem, é a caspa, também conhecida como dermatite seborréica ou seborréia, consiste em pequenas partículas mortas de cor branca que se desprendem do couro cabelo e podemos geralmente encontra-lá, naturalmente, no couro cabelo, como também nos nossos ombros.

A caspa é um problema muito democrático, uma vez que não escolhe idades nem tão pouco géneros para surgir, sendo muito comum tanto entre os jovens e idosos, como também entre as mulheres e os homens.

Segundo alguns estudos realizados por profissionais ligados ao cabelo, o aparecimento de caspa tem início na adolescência, não sendo muito comum em crianças, e poderá ser um problema que afecta cerca de 70% da população Portuguesa.

Antes de desenvolver mais este tema, importa desmistificar um dos principais mitos da caspa, para alguns especialistas esta não é uma doença na verdadeira ascensão da palavra, nem tão pouco é contagiosa, e não deve ser associada ao aparecimento de piolhos, uma vez que estes surgem, na generalidade dos casos, por falta de higiene, ao contrário da caspa que tem causas muito variadas como desenvolveremos a seguir. Apesar do exposto a caspa não deverá ser ignorada!

acabar-com-a-caspa

As causas e sintomas do aparecimento de caspa no cabelo

As causas do aparecimento de caspa no couro cabeludo são bastante variadas, todavia em grande parte dos casos, o aparecimento desta deve-se a um pequeno fungo alojado na nossa pele, que permite estimula a renovação excessiva de células no couro cabeludo.

São ainda apontadas outras causas como os hábitos alimentares incorrectos e pouco saudáveis, nomeadamente o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, as alterações hormonais, sofridas na puberdade, gravidez e menopausa, o desgaste do couro cabelo, acelerados pelos diversos tratamentos aos cabelo, como são exemplo os alisamentos e os tingimentos.

Os estados emocionais, nomeadamente de stress e depressão, a hipersecrecção das glândulas sebáceas são também apontados como factores responsáveis pelo aparecimento de caspa.

Relativamente aos principais sintomas / manifestações da caspa e ao contrário de outros problemas de cabelo, a caspa é facilmente identificável, nomeadamente através do aparecimento de pequenas partículas de cor branca (escamas), visíveis à olho nu.

Prevenir o aparecimento de caspa no couro cabeludo

Como em qualquer outro problema de cabelo, prevenir o seu aparecimento é sem duvida o melhor tratamento, deste modo existem alguns aspectos que o podem ajudar a prevenir o aparecimento de caspa, entre os quais destacamos os que nos parecem mais convenientes e eficazes, nomeadamente:

  • Lavar regularmente o seu cabelo, de acordo com o nível de oleosidade deste;
  • Utilizar champôs pouco agressivos para o couro cabeludo, tais como os champôs anti caspa ricos em sulfureto de selénio, piridintionato de zinco, cetaconazol e ácido salicílico, recomendados por inúmeros dermatologistas;
  • Ingerir diariamente 2 litros de água;
  • Optar por uma alimentação rica, saudável e variada, evitando o consumo excessivo de gorduras;
  • Dormir o número de horas necessário, não mais nem menos;
  • Entre outros.

Apesar do exposto nada melhor que consultar o seu dermatologista, para este lhe indicar quais as melhores soluções para prevenir o aparecimento de caspa.

tratamento-para-a-caspa

Tratamento para a caspa

Como referido previamente a prevenção é sem qualquer dúvida o melhor tratamento para a caspa, uma vez que não existe fármacos que ponham termo definitivo a este problema.

O tratamento mais comum é feito com recurso a champôs, sabonetes, loções e cremes, com propriedades anti-fúngicas, vendidos em qualquer farmácia.

O uso de sumo de limão para o tratamento da caspa é recomendado por uns e desaconselhados por outros, deste modo e tendo em conta o exposto, e como previamente referido, deverá consultar o seu dermatologista e não cabeleireiro, para este lhe indicar quais os tratamentos adequados para o seu caso.

Mulher entre muitas outras! --

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of