A Dieta do Tomate

Desejando alcançar um corpo mais elegante e esbelto, muitas mulheres procuram descobrir qual a dieta ideal para cada momento da sua vida e assim vão experimentando diferentes soluções – e uma destas soluções pode ser a dieta do tomate. Se pertence ao grupo de mulheres que pretende emagrecer e ganhar uma nova aparência, conheça então o potencial desta dieta.

A dieta do tomate baseia-se simplesmente num consumo semanal dividido em três grupos de alimentos distintos: frutas, vegetais e carnes. Em relação a esta questão, a dieta do tomate pode fazer lembrar um pouco a dieta das cores – em que cada dia da semana fica reservado para o consumo de um grupo de alimentos específico segundo a sua cor. No entanto, na dieta do tomate, a seleção de alimentos permitidos não depende da sua coloração.

Segundo a estrutura da dieta do tomate, são permitidos e aconselhados outros alimentos dos grupos alimentares acima referidos. Entre eles salientam-se a maçã, a alface, o ovo, o frango e a carne de vaca. Por outro lado, alimentos dos grupos das gorduras, açúcares, cereais, leite e leguminosas devem ser evitados.

Nunca é demais lembrar que a prática de exercício físico possui uma extrema importância para qualquer processo de emagrecimento. Aprender a ver o exercício físico como dieta faz parte desta tarefa: se a mulher complementar a sua dieta do tomate com alguma atividade física poderá perder peso de forma mais rápida e eficaz.

Os prós da dieta do tomate

Começando pelas vantagens da dieta do tomate, é importante mencionar que o tomate é um alimento que fornece importantes nutrientes para o nosso corpo. E na verdade, ele não precisa de se limitar a embelezar uma salada: pode ganhar um destaque bem maior na sua alimentação. O tomate é uma mais valia para as suas refeições: é composto principalmente por água e por cada 100 gramas correspondem apenas cerca de 14 calorias.

tomate é um alimento rico em vitaminas – nomeadamente vitaminas A, B e C e também possui minerais importantes tais como o potássio e o fósforo. O pigmento que lhe proporciona a sua cor vermelha – o licopeno – possui uma ação antioxidante e também fortalece o sistema imunológico. Além disso, o tomate ainda estimula a secreção gástrica e colabora no efeito depurativo do sangue. Tudo isto são benefícios para a sua saúde que devem ser levados em consideração.

O tomate permite diversas formas de consumo: a mulher pode comer tomate natural, tomate cozinho, beber sumo de tomate, utilizar molho de tomate… Assim, experimenta e diversifica mais esta sua dieta.

Lembre-se que quanto mais maduro, maior é a concentração de todos os seus nutrientes. E como sabe, para acentuar o seu efeito e ver maiores resultados de emagrecimento, deverá saber tirar partido de todos os benefícios dos alimentos que consume.

Os contras da dieta

Apesar do tomate ser vantajoso para a sua saúde e para a perda de peso, a verdade é que a dieta do tomate traz algumas desvantagens, das quais a mulher deve ter bem noção antes de iniciar este regime.

A desvantagem mais importante é que esta é uma dieta restritiva, ou seja, ela não engloba todos os grupos alimentares que uma pessoa deve idealmente incluir nas suas refeições: nomeadamente os cereais e os lacticínios. No fundo, com o grande objetivo de uma perda de peso mais acentuada, ficam a faltar alguns alimentos importantes nesta dieta – o que a longo prazo poderá ser prejudicial para a mulher.

Mas isso não deve fazer com que descarte imediatamente a dieta do tomate como uma opção válida: a mulher pode experimentá-la apenas durante alguns dias ou simplesmente aliar a esta dieta uma outra, para equilibrar melhor a ingestão de nutrientes.

Além disso, por ser restritiva, esta dieta torna-se um pouco difícil de seguir e muitas mulheres não conseguem manter o nível de motivação e firmeza necessários para chegar aos resultados que inicialmente pretendiam. De facto, é necessária uma dose dupla de força de vontade para ultrapassar as dificuldades que a dieta do tomate pode proporcionar a qualquer mulher.

Por fim, é também fundamental alertar que a dieta do tomate é desaconselhada para pessoas com problemas gástricos, pois pode facilmente agravar o seu problema de saúde. Poderá sempre consultar a tabela de calorias para saber quais os melhores alimentos para complementar esta dieta.

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